O Museu Oscar Niemeyer (MON) inaugura no dia 29 de setembro, quinta, às 19 horas, a exposição “Oscar Niemeyer: Vida e Obra – Arquitetura é invenção, sobre a vida e a obra de um dos maiores arquitetos da história, Oscar Niemeyer. A mostra fica em cartaz até dia 29 de janeiro de 2017.
A mostra exibirá os principais projetos assinados pelo arquiteto, inclusive os que ainda não foram lançados, e apresentará os destaques de sua carreira, com cenografias e croquis (plantas) de suas principais obras, todas disponíveis em 10 experiências interativas que apresentam as fases da arquitetura de Niemeyer, os diferenciais de sua obra e sua visão humanista.
A diretora-presidente do MON, Juliana Vosnika, destaca a importância de realizar uma mostra que trata do legado do arquiteto. “Oscar Niemeyer, além de ser o responsável pelo projeto do museu, tem uma obra que merece sempre ser destacada e exibida para todos. Como a mostra é interativa, o público poderá conhecer de diferentes formas a vasta produção de Niemeyer, ver alguns projetos ainda inéditos e ter a oportunidade de vivenciar uma experiência Niemeyer”, afirma.
“Quando falamos do Museu Oscar Niemeyer sempre nos vem à cabeça exposições de qualidade, com muita pertinência para as artes do Paraná e do mundo. Essa exposição, que vai nos mostrar a carreira e a trajetória desse genial arquiteto, é de extrema importância e merece ser vista. Acredito que essa exposição vai marcar época no Paraná”, comenta o secretário de Estado da Cultura, João Luiz Fiani.
Para que os visitantes possam interagir e compartilhar fotos nas redes sociais, a mostra disponibilizará cartões postais digitais que terão como imagens de fundo as obras de Niemeyer. No final da visita, haverá a Arena ON para exibição do filme biográfico “A Vida é um Sopro”, dedicado a Niemeyer.
Em parceria com a Fundação Oscar Niemeyer, a exposição foi idealizada pela YDreams Global, que assina a concepção expográfica e produção multimídia; e da Cuckoo Brand Experience & Marketing, proponente do projeto, responsável pela cenografia e por trazer o projeto para Curitiba. “Pretendemos levar a um grande público uma visão abrangente da essência das obras de Oscar Niemeyer e todo o seu perfil humanista”, afirma o sócio diretor da Cuckoo Brand Experience & Marketing, Luciano Rodrigues.
Para Karina Israel, diretora-executiva da YDreams no Brasil, o objetivo é apresentar a vida e obra do arquiteto de maneira lúdica, didática e em formas livres, uma das características mais marcantes de Niemeyer. “Vamos destacar o alcance e a relevância mundial de sua obra. Queremos inspirar os visitantes e, a partir disso, provocar uma nova atitude”, comenta. Vídeos com depoimentos de personalidades chave na vida de Niemeyer estarão na entrada da exposição.
O projeto tem o incentivo da Lei Rouanet e conta com o patrocínio da Volvo do Brasil, Roca, Incepa e Solvay.
Sobre Oscar Niemeyer
Oscar Niemeyer nasceu no Rio de Janeiro em 15 de dezembro de 1907 e morreu em 5 de dezembro de 2012, aos 104 anos. É considerado um dos maiores nomes da arquitetura moderna internacional.
Na década de 1940, Niemeyer formou o Conjunto Arquitetônico da Pampulha, em Belo Horizonte, Minas Gerais, sob encomenda do prefeito Juscelino Kubitschek, construído entre 1942 e 1944. Nos anos 1950 foram construídos os edifícios que incluiriam Niemeyer definitivamente na história da arquitetura nacional e o projetariam internacionalmente: os primeiros prédios de Brasília, como o Congresso Nacional, o Palácio da Alvorada, a Praça dos Três Poderes e a Catedral.
No Brasil, em 1980, Oscar Niemeyer prestou uma homenagem ao amigo dos tempos da construção de Brasília, Juscelino Kubitschek, com a construção do Memorial JK. Nove anos depois foi a vez do Memorial da América Latina, um marco em São Paulo que celebra laços latino-americanos.
Em 1994, passou a ser também o arquiteto de espaços voltados à arte, como o Museu de Arte Contemporânea de Niterói (RJ), e novamente dos espaços democráticos, como a sede da Ordem dos Advogados do Brasil, em Brasília (1998). Autor de inúmeros projetos, alguns estão entre os mais importantes: Parque do Ibirapuera (São Paulo, 1951); a sede do Partido Comunista Francês (Paris, 1965); a Escola de Arquitetura de Argel (Argélia, 1968); a sede da Editora Mondadori em Milão (Itália, 1968); e a sede do jornal L’Humanité, Saint-Denis (França, 1987).
MON
O projeto do MON, de autoria de Oscar Niemeyer, combina linhas retas e curvas, concreto e áreas verdes, o neutro e o colorido. A história do museu teve início em 1967 quando o arquiteto Oscar Niemeyer projetou o que é hoje o prédio principal, inaugurado somente em 1978 e então chamado de Edifício Presidente Humberto Castelo Branco. Em 2001, 23 anos depois de sua inauguração, as autoridades do Estado decidiram transformar a área em museu e, em 22 de novembro de 2002, o edifício deixou de ser sede de secretarias de Estado, passou por adaptações e ganhou um anexo que foi batizado de Olho, hoje o Museu Oscar Niemeyer.