O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, esteve em São José dos Pinhais onde se reuniu com o prefeito Toninho Fenelon e o governador do Paraná Ratinho Jr, em uma agenda que incluiu reunião interna, coletiva de imprensa, visita à base da Força Tarefa do em Frente Brasil e também visita à Escola Especial Madre Paulina.
Durante a coletiva de imprensa o ministro destacou a redução queda nos índices de criminalidade em São José dos Pinhais, já que completou um mês de projeto da Cidade. Os dados do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp) revelam queda de 40% nos homicídios (de cinco ocorrências em setembro de 2018 para três no mesmo mês deste ano) e de 24,4% nos roubos (de 209 para 158).
“É um projeto inovador. A União atuava muito em função de demanda. Havia crises nos estados e as forças de segurança eram acionadas. A ideia é que a União esteja mais próxima. A palavra-chave é integração”, explicou o ministro Sergio Moro.
O prefeito Toninho Fenelon agradeceu a presença do ministro e do governador e também de todas as forças policiais envolvidas. Para ele é um momento histórico na cidade. “Com a união das forças policiais estamos conseguindo melhorar a segurança em São José dos Pinhais, o que mostra que este projeto está cumprindo o seu objetivo e com isso quem ganha é a cidade e o cidadão”, disse o prefeito.
Na Escola Madre Paulina, o ministro Sérgio Moro conheceu as instalações da Escola que foi inaugurada no início da semana. Os alunos realizaram uma apresentação para o ministro.