Era um Domingo (6) de folga para o soldado Xavier do Batalhão de Patrulha Escolhar Cominitária. Quando ele e sua família passavam pelo Contorno Sul, no viaduto do Cauiá em Curitiba, avistaram um homem pendurado na borda do viaduto tentando cometer suicídio.
Apesar de estar de folga, o soldado agiu como um bom policial, parando seu carro e iniciando o gerenciamento do impasse. O fato de estar sem fardamento criou uma aproximação mais rápida do homem. Rapidamente foi solicitado apoio do Corpo de Bombeiros e do soldado Baumman, do 23° Batalhão.
Os militares usaram técnicas de gerenciamento de crises em caso de suicídio e na primeira oportunidade que se mostrou, conseguiram retirar o homem do viaduto com segurança.
Uma vez encerrada a ocorrência da melhor forma possível, o homem foi socorrido e encaminhado para uma das Unidades de Pronto Atendimento.
PROBLEMA SOCIAL
A cada 40 minutos, uma pessoa tira a própria vida no Brasil. O suicídio é um problema de saúde pública, que vive atualmente a situação do tabu e do aumento de suas vítimas.
É possível buscar ajuda nos serviços de saúde do município: CAPS e Unidades de Saúde. Em casos de emergência acionar SAMU (192), UPA, Pronto Socorro e Hospitais, além do CVV (188).