A Prefeitura de Curitiba e o Ministério Público do Trabalho (MPT) – 9ª Região assinaram nesta terça-feira (24/9) um acordo para a oferta de cursos de capacitação profissional na área de comissário (a) de voo (teórico e prático) e mecânico (a) de manutenção de aeronaves básico (teórico e prático).
Os cursos serão gratuitos e destinados a pessoas em situação de vulnerabilidade social, jovens oriundos do cumprimento de medidas socioeducativas de meio aberto (Liberdade Assistida e Prestação de Serviços à Comunidade) e 5% das vagas devem ser destinadas a adolescentes migrantes.
Assinaram o documento o prefeito Rafael Greca; a procuradora do município, Vanessa Volpi; o superintendente do Trabalho e Emprego da FAS, Fabiano Villaruel; o presidente do Aeroclube do Paraná, Mário Tetto Sobrinho; e como testemunhas os vereadores Edson do Parolin, Rogério Campos e Mauro Bobato. A assinatura foi feita no Aeroclube do Paraná, no Bacacheri.
“Está criado o Liceu de Ofícios da Aeronáutica, que vai empolgar os jovens a ingressar no mundo mágico da aviação”, disse o prefeito.
Greca agradeceu o apoio do promotor Gláucio Araújo de Oliveira, do Ministério Público do Trabalho, pelo entusiasmo em realizar a parceria. O MPT vai trabalhar em conjunto com o Aeroclube do Paraná e as aulas serão na sede do Aeroclube, no Aeroporto do Bacacheri.
A parceria, com vigência de 48 meses, tem o objetivo de melhorar as condições de empregabilidade das pessoas em situação de vulnerabilidade e contribuir para a sua integração no mercado de trabalho.
A seleção dos alunos, feita pela FAS, vai buscar jovens com perfil e interesse nos cursos, entre as pessoas que já são atendidas nos programas e projetos da entidade, além dos que cumprem medidas socioeducativas.
Vagas e carga horária
São duas vagas para Mecânico de Manutenção de Aeronaves Básico, com carga horária de 404 horas, e 11 vagas para Comissário de Voo, com 232 horas de curso. Para serem aprovados, os alunos precisam ter 75% de participação e nota mínima de 7.0 nas provas parciais e finais.
O início das aulas ainda não foi definido, mas a previsão é que ocorra neste segundo semestre.
Também estiveram presentes o secretário do Esporte, Lazer e Juventude, Emilio Trautwein; a administradora regional do Boa Vista, Janaína Gehr; e a advogada do Aeroclube, Mariana Spezia Martins.
Pré-requisitos para o aluno
Mecânico de manutenção de aeronaves
Idade: de 18 a 24 anos
Nível mínimo de escolaridade: ensino médio completo
Comissário de voo
Idade: de 18 a 24 anos
Nível mínimo de escolaridade : ensino médio completo
Altura mínima: 1,65m para homens e 1,58m para mulheres
Ter sido aprovado no C.M.A (Certificado Médico Aeronáutico), a ser realizado no primeiro mês de curso