Neste final de semana, nos dias 21 e 22 de setembro, mais de 100 voluntários do TETO vão participar da ECO (Escutando Comunidades), na comunidade da Caximba, em Curitiba. O objetivo da ação é coletar dados atualizados para gerar relatório e criar perfil da comunidade em questão. A ECO é um evento de aplicação de enquetes de caracterização socioeconômica que ocorre durante dois dias inteiros e abrange toda a comunidade. Com esse evento, será possível visualizar os principais problemas e necessidades vividos na comunidade e, mais tarde, propor soluções e melhorias adequadas.
As comunidades mais precárias vivem uma realidade que as afasta do acesso a direitos básicos, que está muito mais próximo nas áreas regulares da cidade. Sabe-se que o acesso a serviços públicos como saúde, educação e saneamento básico é mais limitado nessas comunidades e, por meio da ECO, o TETO é capaz de compreender de fato essa realidade.
A Comunidade
Com mais de 3000 pessoas morando no complexo da Caximba, as comunidades existem desde 2010, quando as primeiras famílias chegaram ao aterro. Além das 86 casas emergenciais construídas na Caximba (incluindo 18 moradias em parceria com a Prefeitura Municipal de Curitiba em dezembro de 2018), o TETO já desenvolveu projetos de captação de água da chuva, projetos de captação de luz solar para geração de energia, projeto de torneira social, horta e a construção de uma sede comunitária.
O TETO
Presente em vários países, a organização internacional TETO atua há mais de 10 anos garantindo o direito à moradia nas favelas mais precárias e invisíveis do país, por meio de programas sociais que geram soluções concretas de .melhorias das condições de moradia e habitat. A organização atua no estado do Paraná desde 2015. Neste período, foram construídas 392 casas, além da realização mais de 2 mil enquetes socioeconômicas e mobilização de mais de 4 mil voluntários. No estado, o TETO conta com equipes fixas em oito comunidades: Caximba, Parolin, Portelinha, 29 de Março, Tiradentes, Vila Nova (Colombo), Favorita e Santa Cruz (Araucária).