Mais melhorias no trânsito, praças, uma nova horta comunitária e um bosque de conservação da biodiversidade foram alguns dos pedidos feitos pelos moradores dos nove bairros da Regional Portão diretamente ao prefeito Rafael Greca. Nesta quarta-feira (18/9), cerca de 200 pessoas participaram do 9º encontro do programa Prefeitura nos Bairros, no salão paroquial da Igreja São Jorge, no Portão.
Greca conversou com moradores e lideranças comunitárias e também com curitibinhas, anunciou implantação da segunda horta comunitária na comunidade Vila Rigoni, estudos para implantação de um mirante no Parolin, revitalização de ruas e outras melhorias para a região.
“Ouvir as ideias das pessoas para a cidade, explicar projetos, falar também de prazos e das limitações para algumas ações, enfim, ser transparente com o povo. Para isso estamos aqui”, disse Greca.
A Regional Portão é formada pelos bairros Portão, Água Verde, Guaíra, Parolin, Vila Izabel, Santa Quitéria, Seminário, Fazendinha e parte do Campo Comprido.
Até o fim do mês o prefeito terá encontros com moradores das Regionais Tatuquara e Matriz.
Pedidos feitos e as melhorias que vêm aí
O comerciante José Jorge, proprietário de uma lotérica na Rua João Bettega, elogiou o novo binário implantado na via, mas pediu a relocação de um ponto de ônibus no sentido bairro/Portão. “Ficou realmente ótimo, mas com as mudanças, o ponto no local que está acabou atrapalhando um pouco, por isso vim saber se é possível mudar”, disse.
Os curitibinhas Enzo e Pietro acompanharam o pai, Cristiano Cavalari, e pediram ao prefeito a cobertura da quadra esportiva da Escola Municipal Padre João Cruciani. “Prefeito, um dia eu joguei tanto futebol, o sol estava quente e eu fiquei com dor de cabeça. Será que dá prá fazer uma cobertura na nossa quadra?”, pediu Enzo.
Greca explicou ao cidadão mirim e ao pai que, neste ano, não dá mais tempo, pois o orçamento da Prefeitura já está em execução, mas que pedirá um projeto para que a obra da quadra coberta na escola seja feita ano que vem.
“Achei coerente a resposta do prefeito. Não foi uma promessa vazia, mas tem justificativa técnica, é preciso um projeto antes e o dinheiro para a obra”, avaliou Cristiano Cavalari.
Para os moradores do Seminário, o prefeito anunciou que irá atender o pedido de revitalização da Rua Antônio Rodriguez. No Fazendinha, lombada será implantada na Rua João Antonio Braga.
Bocha e skate na Wenceslau Braz
Representantes do Guaíra pediram a revitalização da cancha de bocha da Praça Ipiranga e uma pista de skate no canteiro central da Avenida Wenceslau Braz.
Para estes pedidos Greca pediu uma contrapartida: os skatistas se comprometam a não andar na canaleta dos ônibus e a turma da bocha vai ensinar os mais jovens a jogar, para que não se perca o interesse por esse tipo de lazer.
A moradora do Santa QuitériaJane D’Ávila, pediu a abertura do Bosque de Conservação da Biodiversidade, junto com uma colméria do projeto Jardins de Mel, de abelhas nativas sem ferrão.
O novo bosque fica na Rua Guilherme Martini. “Vamos fazer isso antes do Natal", disse Greca.
Prestação de contas
O prefeito aproveitou o encontro e relacionou as várias benfeitorias que a Prefeitura levou à região, como os 20 quilômetros de asfalto novo em 38 ruas, a entrega da restauração da Igreja Bom Jesus do Portão, implantação de Faróis do Saber e Inovação – Castro Alves e Rocha Pombo, as ruas e praças mais iluminadas entre outras obras.