Neste final de semana, dias 23, 24 e 25 de agosto, acontece a COLETA: o maior evento de voluntariado da organização social TETO Brasil. Nesses 3 dias, a organização pretende levar 2.200 voluntários para ruas de Curitiba para denunciar a realidade vivida diariamente por 11 milhões de pessoas nas favelas do Brasil e arrecadar recursos para financiar projetos de moradia e infraestrutura nas comunidades onde a organização atua no Estado do Paraná. Além de Curitiba, a ação será realizada simultaneamente nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Salvador, Belo Horizonte e Recife.
Há mais de 10 anos no Brasil, TETO atua para garantir o direito à moradia nas favelas mais precárias e invisíveis do país, através de programas sociais que geram soluções concretas de melhorias das condições de moradia e habitat. “Nos últimos anos tivemos um aumento do déficit habitacional e de pessoas indo morar em favelas, ao mesmo tempo que temos percebido cortes significativos nas políticas públicas de habitação que tendem a agravar ainda mais esta situação de vulnerabilidade. Acreditamos que a juventude tem papel fundamental na mudança desta realidade, por isso queremos mobilizar o maior número de jovens que possam ir para as ruas denunciar e arrecadar recursos para colocar soluções concretas em prática”, comenta Nina Scheliga, Diretora Executiva do TETO Brasil.
Atuando no Estado do Paraná desde 2015, o TETO já construiu mais de 400 casas, além de realizar mais de 2 mil enquetes socioeconômicas e mobilizar mais de 3 mil voluntários. O TETO conta com equipes fixas em seis comunidades paranaenses: Caximba, Parolin, Portelinha, 29 de Março, Vila Nova (Colombo), Favorita e Santa Cruz (Araucária) e Jardim Independência (São José dos Pinhais). A COLETA 2019 será realizada nas ruas dos bairros Campina do Siqueira, Água Verde, Centro, Centro Cívico, Batel e Bigorrilho. A expectativa é que sejam arrecadados mais de R$ 100 mil reais durante os três dias.
Sobre o TETO
O TETO é uma organização internacional que busca superar a situação de pobreza em que vivem milhões de pessoas nas favelas mais precárias, por meio do engajamento comunitário e mobilização de jovens voluntários. O TETO conta com soluções de moradia e projetos de melhoria do entorno da comunidade, como a construção de casas emergenciais, associações comunitárias, reforma de acessos, projetos de pavimentação, além do fortalecimento de lideranças comunitárias e oficinas de direito. Há mais de 10 anos no Brasil, a organização já trabalhou em mais de 120 comunidades, construiu mais 4.000 casas emergenciais, desenvolveu 40 projetos comunitários e mobilizou mais de 45 mil voluntários.
Os interessados em se voluntariar na coleta nas ruas ainda podem se inscrever por meio do link ww.sympla.com.br/coletateto2019.