O cruzamento da Avenida Marechal Floriano com a Rua Marechal Deodoro acaba de ganhar uma área de espera específica para motocicletas. Também conhecida como motocaixa ou motobox o espaço – delimitado por uma pintura de trânsito diferente – fica logo à frente dos demais veículos, no aguardo pelo sinal verde do semáforo.
A iniciativa da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito foi implantada na madrugada deste sábado (27/7), Dia Nacional do Motociclista.
“A intenção é melhorar a segurança no trânsito dos motociclistas, que são as vítimas mais frequentes no trânsito de Curitiba”, afirma o secretário de Defesa Social e Trânsito, Guilherme Rangel.
De acordo com último relatório do Programa Vida no Trânsito, foram 61 mortes de ocupantes de motocicletas no ano de 2018.
Confira dicas para trafegar em segurança sobre duas rodas
Ampliação
Este é o segundo cruzamento da cidade no qual foi implantada a área de espera para motos. A escolha do local foi motivada pelo grande fluxo de veículos que passa pelas duas vias, diariamente. No ano passado, a primeira delas foi colocada na Avenida Victor Ferreira do Amaral, em frente ao Detran Paraná.
A intenção da Defesa Social e Trânsito é ampliar o projeto e pintar a sinalização no pavimento em outros cruzamentos da cidade, até o fim do ano. “Em São Paulo a ideia deu certo e foi aprovada pelos motociclistas”, informa a superintendente de Trânsito, Rosangela Battistella.
"Vamos estender o projeto para outras vias de acordo com análise que demonstre a demanda e o número de acidentes com motos", explica Rosangela.