ONG Parceiros do Mar realizou oito mutirões simultâneos e limpeza subaquática.
No Dia Internacional dos Oceanos comemorado no sábado, 8, cerca de 150 voluntários se uniram à ONG Parceiro do mar para fazer a coleta de lixo de oito praias do litoral paranaense. No mutirão foram recolhidos 350, 12 Kg de lixo e ainda dezenas de sacos de resíduos retirados do fundo do mar na limpeza subaquática em Currais. A limpeza ocorreu em cinco balneários de Pontal do Paraná (Praia de Leste, Ipanema, Leblon, Santa Terezinha e Pontal do Sul) e duas praias da Ilha do Mel.
Participaram 63 adultos e 83 crianças, que percorreram 13 km, durante 1h30. Os resíduos recolhidos serão encaminhados para a Associação de Coletores de Pontal do Paraná. A realização dos mutirões foi da ONG Parceiros do Mar, em parceria com Band TV, Viação Graciosa, Why Not CWB, Freefarma, Flores do Mar, Yoga Ashram Pérola de Souza e Amcorespp.
A ONG Parceiros do Mar atua na educação ambiental e segurança no mar no litoral paranaense. A maior parte do lixo recolhido são bitucas de cigarro, tampinhas, garrafas pet, redes, cordas e artefatos de pesca artesanal, que são destinadas diretamente a Associações e Cooperativas de reciclagem do litoral os resíduos, fomentando também a economia local.
Sobre a ONG: O Instituto Renata Turra Grechinski – ONG Parceiros do Mar foi fundado em razão da fatalidade que levou a vida da jovem Renata em fevereiro de 2012, quando surfava com amigos na praia de Coroados/ Barra do Saí, no litoral do Paraná. Enroscada em artefato ilegal de pesca (porque colocado sem sinalização a menor distância do que a mínima permitida por Portaria do Instituto Ambiental do Paraná), Renata não resistiu ao afogamento. A partir daí, familiares e amigos de Renata fundaram a ONG para lutar por um litoral mais seguro para todos, congregando três pilares de atuação: segurança no mar, conservação e preservação ambiental, e temáticas relativas à pesca.