O Deputado Do Carmo preocupado com a segurança de alunos e professores na rede Estadual de ensino médio, fundamental e superior, protocolou na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) um projeto de lei denominado Botão de Pânico .
O Poder Executivo, fica autorizado a disponibilizar aos Diretores e Reitores de Instituições de Ensino Estaduais no estado do Paraná para instalação do dispositivo de segurança Botão do Pânico nos seguintes casos:
– Violência no interior do estabelecimento de ensino
– Desastre
– Qualquer risco ou ataque contra a vida de alunos, professores, funcionários ou pessoas autorizadas a transitar nas áreas dos estabelecimentos Estaduais de educação.
Na justificativa do Projeto o Deputado alerta dos fatos recentes, crescentes e repetitivos noticiados pela mídia local, onde ocorrem invasões em instituições de ensino, em especial escolas de ensino médio e fundamental, onde alunos e funcionários são atacados por pessoas agressivas e descontroladas.
Números indicam que o total de alunos matriculados na rede Estadual em 2019 é de 1.111.525 distribuídos em 2.143 Escolas Estaduais, além de outros 96.797 universitários em 07 Universidades Estaduais.
Estes números dificultam o policiamento eficaz em todas as 2150 instituições, com esta proteção o fator tempo será fundamental para agilizar o atendimento à ocorrência, aumentando a segurança das instituições de ensino.