Estilo pesado. Dono de frases e pensamentos polêmicos, o deputado federal Sargento Fahur (PSD) reúne milhões de seguidores na internet. Ele, que foi o deputado federal mais votado do Paraná na última eleição, foi considerado, na semana passada, o segundo parlamentar mais influente nas redes sociais .
O ranking FSBinuênciaCongresso, da FSB Comunicação, em edição especial, mediu o alcance e a anuência dos deputados federais de todo o Brasil sobre o público. Na classicação, Fahur ca atrás somente da deputada Joice Hasselmann (PSL-SP).O ranking é atualizado semanalmente e, de uma semana para outra, o deputado paranaense subiu uma posição na classificação geral, desbancando Eduardo Bolsonaro (PSL-SP).
A partir dos dados divulgados, é possível perceber, ainda, que a maioria dos deputados federais inuentes são aliados ao governo. Esse também é o posicionamento de Fahur que, ainda no início do mandato, reforçou o apoio ao presidente Jair Bolsonaro em entrevista exclusiva ao portal GMC Online.
Entre os vinte primeiros colocados, além de Fahur, apenas outros dois deputados federais do Paraná aparecem no ranking: Gleisi Homann (PT), na décima posição, Filipe Barros (PSL) em 14º lugar e Paulo Martins (PSC), na 16ª posição.
Metodologia
O FSBinuênciaCongresso monitora as publicações dos deputados federais e senadores em um determinado período. O monitoramento é 24×7, capturando e analisando o grau de engajamento de todas as publicações feitas pelos parlamentares no Facebook (apenas páginas públicas), no Instagram (apenas perfis oficiais) e no Twitter.
Para se calcular a nota de cada parlamentar e construir o ranking, são levados em consideração o número de seguidores, a quantidade de publicações, o alcance das publicações e o engajamento (curtidas, comentários e compartilhamentos) em cada rede social. São aplicados pesos diferentes a cada item, assim como para cada uma das três redes sociais analisadas.