Os integrantes do coral do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) João Dorvalino Borba, da Fundação de Ação Social (FAS), tiveram uma noite especial nesta segunda-feira (13/5). Eles foram convidados e se apresentaram para um público de mais de 2 mil pessoas, durante a abertura da 4ª Semana Cultural de Curitiba, na Ópera de Arame. O evento segue com várias atividades culturais na cidade até a próxima sexta-feira (17/5).
Parceira do evento, a FAS recebeu a doação de 2 mil caixas de leite entregues pelo público como forma de ingresso.
Milton Alexandre, 39 anos, estava emocionado. “Nunca tinha vindo na Ópera, mesmo tendo nascido em Curitiba. Me sinto um artista”, disse. Eliandro Perreira dos Santos, 42 anos, também ficou feliz com a oportunidade. O rapaz que passou a viver nas ruas aos 12 anos e há pouco mais de um ano decidiu mudar de vida, acredita que o coral ajuda no processo de ressocialização. “Sai da rua, parei de roubar, de catar latinha. Hoje sou um costureiro”, contou ele, que participa de um projeto social onde aprendeu o ofício e também é atendido pela FAS.
Homenagem
Cantando MPB, os 12 integrantes do coral recepcionaram o público que chegava à Ópera de Arame. No palco eles foram aplaudidos de pé. Logo após a apresentação, foram homenageados pelo presidente da FAS, Thiago Ferro, que os presenteou com um violão, um carron (instrumento de percussão) e flautas. Os instrumentos foram doados pela Playtime Instrumentos Musicais.
“A Semana Cultural leva a arte a vários locais da cidade e é também um evento social na arrecadação de doações. Todas as caixas de leite entregues como ingresso serão destinadas às pessoas que mais precisam”, disse Ferro, autor da lei que instituiu o evento no calendário oficial de Curitiba.
Com o tema Alegria, a 4ª Semana Cultural tem apresentações de música, teatro e cinema, além de palestras, oficinas e workshops com temas variados. As atrações acontecem na Ópera de Arame, Memorial de Curitiba, Teatro Paiol, Teatro Universitário de Curitiba, Portão Cultural e na Capela Santa Maria.
O evento é promovido pelo Conselho Municipal de Ministros Evangélicos do Paraná (Comep), em conjunto com o município o Governo do Estado e parceiros.