De 21 a 23 de dezembro, às 21h, o MAE – Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR, localizado na Praça Mário Roque, será o palco para as apresentações do espetáculo natalino “Soldadinho de Chumbo e a Bailarina”, que será contada por meio de uma projeção mapeada nas paredes da instituição.
O espetáculo, que é gratuito e voltado para toda a família, contará com intérprete de libras e áudio-descrição. Cadeiras para pessoas com mobilidade reduzida estarão disponíveis.
A adaptação do conto clássico, escrito pelo dinamarquês Hans Christian Andersen, mostra a história de um pequeno boneco de chumbo com uma perna só que se apaixona por uma bailarina, também de brinquedo. Ao vê-la se equilibrando em uma perna só e com os braços levantados, o soldadinho acredita que a bailarina também não possuía o membro. A partir daí uma intensa história de amor utópico se inicia.
Para a projeção, que possui duração de 30 minutos, foram incorporadas imagens da Fábrica do Papai Noel no Polo Norte, castelos de gelo e outros momentos natalinos que foram criados, modelados e animados em 3D. A trilha sonora fica por conta de Sérgio Justen, com composições exclusivas para o espetáculo e interpretadas pela cantora Íria Braga.
“Soldadinho de Chumbo e a Bailarina” é apresentado pelo Ministério da Cultura, pela Cattalini Terminais Marítimos, com patrocínio da Fertipar, como forma de presente de Natal para a população parnanguara. A mostra é gratuita e para toda a família. Os interessados poderão levar cadeira de praia, cangas e banquetas para assistir ao espetáculo na praça.