Representantes do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), da Urbs, da Agência Curitiba e da Superintendência de Trânsito (Setran) se reuniram na última segunda-feira (06) para tratar de detalhes da regulamentação que irá definir as regras para o uso de patinetes elétricos em Curitiba.
Segundo informações da superintendente de trânsito de Curitiba, Rosangela Battistella, uma resolução de 2013 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) define que os próprios municípios devem regularizar o uso dos modais porque cada cidade tem características diferenciadas.
Ela explica que as empresas de compartilhamento não tem a preocupação em alertar os usuários sobre o uso correto dos patinetes, e que dentre outras coisas a regulamentação deve limitar a velocidade ou até mesmo proibir a circulação de patinetes em calçadas de Curitiba. A premissa é baseada na lei de mobilidade que define que o pedestre sempre tem que ter prioridade.
A prefeitura deve ainda criar áreas específicas para estacionamento dos meios de transporte, já que muitos são deixados em lugares impróprios, atrapalhando a mobilidade urbana.
Rosangela afirma que a proposta de regulamentação deverá ser apresentada ao prefeito Rafael Greca já na próxima semana.