Segundo Josias de Souza, em seu Blog no UOL, há no Supremo Tribunal Federal (STF) ministros “coçando a mão” para soltar o ex-presidente Lula.
Ricardo Lewandowsk seria um adepto da política de “celas abertas” e que teria enxergado na segunda turma da Suprema corte oportunidades para conseguir a liberdade do petista corrupto.
Lewandowsk é presidente do colegiado e deve pautar nos próximos dias um julgamento que pode soltar todos os condenados pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região, o TRF-4, o mesmo tribunal que condenou Lula.
Além de Lewandowsk, a segunda turma do STF é composta por Cármen Lúcia, Edson Fachin, Gilmar Mendes e Celso de Mello. A votação para esse “abre celas” coletivo estava sendo julgada em um plenário virtual, mas agora, Lewandowsk puxou a pauta para uma sessão presencial.
Em outras palavras, o Supremo deu autorização para prisões do TRF-4, mas não obrigou a prisão, o que deve ser motivo de revogar as prisões por falta de análise por parte do STF. As informações são do Blog do Josias, no UOL.