A Assessoria dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Curitiba realizou um Mutirão de Empregabilidade, nesta sexta-feira (3/5), em sua sede no bairro Cristo Rei. Cerca de 80 pessoas com deficiência intelectual, física, auditiva, visual e Transtorno do Espectro Autista (TEA) tiveram acesso a 386 vagas de emprego em diversas áreas.
Os candidatos puderam se inscrever para vagas e atualizar o cadastro no posto do Sine que funciona na assessoria. Também receberam dicas para elaboração de currículo, entrevista de emprego e orientação vocacional. Os candidatos que condiziam com o perfil das vagas saíam com encaminhamentos para entrevistas de emprego.
Lucas Santos tem Transtorno do Espectro Autista e foi ao mutirão em busca do primeiro emprego. Ele foi indicado a uma vaga de estoquista em um mercado da cidade. “Estou feliz com a nova oportunidade e espero conseguir o emprego”, afirmou.
O pedagogo Rodrigo Zamella tem deficiência auditiva e mora há pouco tempo em Curitiba. Com auxílio de um intérprete da Central de Libras da assessoria, ele contou que foi bem-acolhido e renovou a esperança de encontrar uma oportunidade de trabalho em pedagogia.
Já a estudante Serena Mello, deficiente auditiva, foi até o local em busca de orientação profissional. Ela começou dois cursos universitários, mas desistiu, por não ter certeza de qual seria o melhor caminho profissional.
“Muitas pessoas chegam com dúvidas sobre a carreira, até pela dificuldade que encontram em colocação no mercado. Aqui também podemos orientá-los”, comenta a psicóloga Sara Vieira, que prestou atendimento vocacional durante o mutirão.
Denise Moraes, coordenadora da Assessoria da Pessoa com Deficiência, conta que uma das dificuldades para promoção de empregos é entrar em contato com os candidatos. Por isso é importantes a atualização do cadastro do Sine.
Ela lembra, ainda, que existe um núcleo de inclusão profissional para o atendimento das pessoas com deficiência na sede da Assessoria. Para mais informações basta ligar para 3221 2262.
Carla Vargas Giusti tem deficiência física, já trabalha como auxiliar administrativa por quatro horas, à tarde, e foi até o mutirão para encontrar uma oportunidade para o período da manhã.
“Em uma das dinâmicas falamos das nossas dificuldades de inserção no mercado de trabalho. Gostei muito desta iniciativa”, afirmou a candidata. A atividade proposta faz parte do programa Mobiliza – da Superintendência do Trabalho da Fundação de Ação Social (FAS).
Um painel com panorama do mercado de trabalho, produzido em conjunto com os candidatos, será apresentado para empregadores e pessoas que compõem a Câmera de Inclusão no Mundo do Trabalho promovida pela Assessoria, com intuito de sensibilizá-los e propor alternativas para a inclusão.
O próximo mutirão será feito no dia 30 de maio na Assessoria dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
Serviço: Assessoria dos Direitos da Pessoa com Deficiência
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h
Local: Rua Schiller, 159, Cristo Rei
Informações: 3221 2262