A partir de maio, Curitiba vai ganhar mais 18 Faróis do Saber e Inovação. Dos 23 previstos para 2019, cinco já foram entregues. Os demais passam por revitalizações para abrigarem oficinas de criatividade, e serão entregues ao longo dos próximos meses, com espaços de cultura maker e impressoras 3D à disposição de estudantes e da comunidade.
O investimento da Prefeitura de Curitiba nessas unidades é de R$ 2,1 milhões. As datas das inaugurações ainda serão definidas pela Secretaria Municipal da Educação.
Nesta terça-feira (24/4), a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, e a equipe da Coordenadoria de Tecnologias Digitais e Inovação reuniram os professores que ficarão responsáveis pelas novas oficinas de criatividade e os chefes dos Núcleos Regionais da Educação. O objetivo do encontro, na sede da secretaria, no Alto da Glória, foi repassar orientações técnicas aos participantes.
A secretária destacou o papel dos faróis para estimular os estudantes a buscarem respostas e soluções para as questões do cotidiano. “Esse projeto coloca Curitiba na vanguarda de todos os processos educativos”, comentou Maria Sílvia.
O projeto dos novos faróis participou do Desafio Aprendizagem Criativa 2018, promovido pela Fundação Lemann e Massachussetts Institute of Technology (MIT) Media Lab. Foi um dos oito selecionados no país – único na região sul – a integrar o programa de apoio técnico educacional oferecido pela instituição norte-americana.
A coordenadora de Tecnologias Digitais e Inovação, Estela Endlich, explicou os procedimentos para o funcionamento das unidades. “Com metodologias ativas de ensino e aprendizagem, o ambiente é organizado com recursos que desafiam o raciocínio, a criatividade e as formas de aquisição do conhecimento”, resumiu.
Desde a inauguração do primeiro farol no novo modelo, em 2017, já participaram de atividades inovadoras cerca de dez mil estudantes.
Ícone da cidade
Os Faróis do Saber foram criados na década de 1990, na primeira gestão do prefeito Rafael Greca, para servirem como bibliotecas com acesso gratuito à internet.
Agora, a proposta dos Faróis da Inovação está alinhada ao conceito do Vale do Pinhão – o ecossistema de inovação da cidade – e a tendências nacionais e internacionais em tecnologia educacional, com foco na aprendizagem criativa. São utilizados por estudantes e também abertos à comunidade.
Endereços e programação dos Faróis do Saber
Saiba onde estão os novos Faróis do Saber e Inovação:
1 – Farol do Saber Cecília Meireles (Bairro Novo)
2 – Farol do Saber Senador Accioly Filho (Bairro Novo)
3 – Farol do Saber Antônio Callado (Boa Vista)
4 – Farol do Saber Gilberto Freyre (Boa Vista)
5 – Farol do Saber Heitor Stockler de França (Boa Vista)
6 – Farol do Saber João Guimarães Rosa (Boa Vista)
7 – Farol do Saber Telêmaco Borba (Boa Vista)
8 – Farol do Saber Albert Einstein (Boqueirão)
9 – Farol do Saber Fernando Pessoa (Boqueirão)
10 – Farol do Saber César Pernetta (Cajuru)
11 – Farol do Saber Emiliano Perneta (Cajuru)
12 – Farol do Saber Samuel Chameki (Cajuru)
13 – Farol do Saber Joaquim Nabuco (CIC)
14 – Farol do Saber Padre Antônio Vieira (CIC)
15 – Farol do Saber Sérgio Mercer (CIC)
16 – Farol do Saber Roberto Barrozo (Pinheirinho)
17 – Farol do Saber Clarice Lispector (Pinheirinho)
18 – Farol do Saber Gonçalves Dias (Santa Felicidade)
Unidades entregues neste ano
Farol do Saber Tasso da Silveira (Pinheirinho)
Farol do Saber Castro Alves (Portão)
Farol do Saber Vinícius de Moraes (CIC)
Farol do Saber Pablo Neruda (Cajuru)
Farol do Saber Luís de Camões (Boqueirão)