Há poucos mais de uma semana da Páscoa, a palavra de ordem é “pesquisar” antes de comprar ovos e chocolates para a celebração. A variação de preço de um mesmo produto pode chegar a 101% em diferentes supermercados de Curitiba, segundo levantamento do Disque Economia, da Prefeitura, feito no dia 10 de abril.
A equipe do serviço da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Smab) percorreu dez estabelecimentos da capital. “Muitos supermercados fazem promoções diárias, levando a essas grandes variações. Por isso, é importante que as pessoas façam a comparação dos preços”, orienta Simone Roque, coordenadora do serviço da Prefeitura.
Foram pesquisados 210 produtos, entre ovos, barras, bombons, coberturas, colombas e caixas de variedades.
Campeões
De acordo com o coordenadora do Disque Economia, as diferenças foram encontradas em todos os tipos de chocolate. A variação de 101% foi constatada em um tablete de chocolate (90 gr) com preços de R$ 3,48 a R$ 6,99, dependendo do supermercado.
Outra grande diferença foi encontrada em barras chocolates de 100 gr, que tinham preços de R$ 3,49 a R$ 6,39 (83%).
Entre os ovos, a pesquisa do Disque Economia constatou diferenças de até 62% (produtos com 157 gr). No caso das caixas de mini wafes com chocolate (126 gr), a diferença de preço de um mesmo produto chegou a 72%.
Em relação às caixas de bombom (150 gr.), a diferença chegou a 50% entre os pontos pesquisados. Já as variações dos preços de coberturas, colombas e caixas de variedades de chocolates foram, respectivamente, de 38,5%, 37,6% e 33,56%.
Doze marcas fizeram parte do levantamento (Lacta, Nestlé, Garoto, Ferrero Rocher, Arcor, Hershey’s, Linea, Olvebra, Balducco, Festtone, Panco e Visconti). “Até a Páscoa, a equipe estará fazendo acompanhamentos periódicos. Ao todo, ainda serão mais três pesquisas”, acrescenta Simone.