Após o governo brasileiro isentar norte-americanos da necessidade de apresentar vistos para entrarem no Brasil, os EUA sinalizaram intenção de facilitar a entrada de turistas brasileiros.
A informação foi confirmada por declaração conjunta dos dois governos publicada após a reunião entre Bolsonaro e Trump, ontem (19).
“Os presidentes concordaram em dar os passos necessários para permitir a participação do Brasil no Programa de Viajantes Confiáveis ‘Global Entry’ do Departamento de Segurança Interior [dos EUA]”, diz o comunicado publicado em português e inglês.
O programa faz com que viajantes “pré-aprovados” e de “baixo risco” que chegam aos Estados Unidos tenham uma liberação mais rápida. Entretanto, o visto continuará sendo necessário.
Em vez de se submeterem a entrevistas com agentes imigratórios, os turistas participantes do programa precisam somente apresentar documentos em quiosques eletrônicos.
Atualmente, 11 países fazem parte do programa. Na América do Sul, por exemplo, Argentina e Colômbia integram o programa.
Informações do UOL.