Nesta terça-feira (19), o plenário da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) aprovou em segundo turno dois projetos do vereador Thiago Ferro (PSDB). Um deles é o que institui a comemoração do "Dia das Mães" e do "Dia dos Pais" nas escolas municipais e dos Centros Municipais de Educação Infantil de Curitiba. O outro projeto é o que institui o Sistema Informativo QR Code, na capital (005.00240.2017). Além dessas proposições, foi aprovada em primeira votação a proposta de Jairo Marcelino (PSD) que denomina de Kazuo Arasaki, um dos logradouros públicos da Capital.
O projeto que institui a comemoração do "Dia das Mães" e do "Dia dos Pais" nas escolas municipais recebeu 16 votos favoráveis, 4 negativos e 1 abstenção. Ferro agradeceu pelo alto nível do debate durante a primeira discussão do projeto (leia mais). Ele disse que buscou informações sobre a pesquisa do Censo 2010 apontada por Professor Euler (PSD), que dizia que as composições familiares ditas não tradicionais já superavam percentualmente a composição tradicional (pai, mãe e filhos). De acordo com o Ferro, o que aumentou foi o número de casais heterossexuais sem filhos.
Professora Josete (PT) mencionou que o Instagram da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) promoveu uma pesquisa sobre o assunto e o resultado apontou que 77% das pessoas que responderam à pesquisa se posicionaram contrárias à medida. Para Ferro, tal número não representa a população de Curitiba, pois somente 31 pessoas votaram na pesquisa.