A Guarda Municipal recebeu, nesta terça-feira (15/1), dez novas caminhonetes para o patrulhamento preventivo e para ações ostensivas a serem desenvolvidas pelos núcleos regionais da Defesa Social. De modelo Chevrolet S10, as viaturas integram a estratégia de ação dos guardas municipais inserida no conceito de policiamento de proximidade.
“É a Guarda Municipal mais presente, que estará onde o povo está”, afirmou o prefeito Rafael Greca ao entregar os veículos, na sede da Prefeitura.
Nesta gestão, a corporação mudou a forma de atuação na cidade, com mais presença nos espaços públicos. Um exemplo disso é que hoje a Rua XV de Novembro, o Centro Histórico e as praças Osório e Tiradentes têm guardas 24 horas por dia, além do apoio do Grupo de Operações com Cães (GOC) e do Grupo de Operações Especiais (GOE) em abordagens.
Além das novas caminhonetes, cada núcleo regional da Defesa Social foi equipado com quatro kits antitumulto, com escudos, capacetes, bastões, caneleiras e espingardas calibre 12, também entregues nesta terça-feira.
“São kits para proteger nossos guardas em situação de conflito. É com alegria que fazemos essa entrega com recursos que nos deu a valorosa Câmara de Vereadores, que economiza recursos que o orçamento lhe assegura e os devolve à cidade para serem compartilhados com todo o povo”, disse Greca.
O investimento nas caminhonetes e nos kits antitumulto totalizou R$ 1,8 milhão.
Mais segurança
Fazem parte do projeto de policiamento de proximidade a locação de 26 novas motocicletas e 35 viaturas, que já foram distribuídas para rondas, além do reforço do efetivo nos parques mais visitados durante essa temporada de verão.
O objetivo é garantir mais segurança aos curitibanos, conforme explica o secretário da Defesa Social e Trânsito, Guilherme Rangel. “É a aplicação do conceito de aproximar a Guarda Municipal da população, que pode enxergar o guarda como uma mão amiga que possa colaborar em qualquer tipo de situação de emergência”.
Para reforçar o policiamento de proximidade, estão sendo adquiridos oito novos módulos móveis. Durante a solenidade, o prefeito anunciou que a previsão de entrega desses equipamentos é no próximo mês.
“As caminhonetes e os módulos móveis vão dar um suporte aos núcleos da Guarda no atendimento de ocorrências e ajudarão no trabalho junto à população, em eventos, nas praças e nos eixos de comércio”, acrescentou o diretor da GM, Odgar Nunes Cardoso.
A nova estratégia está sendo possível com a contratação de novos profissionais para repor o quadro da corporação: 57 guardas municipais já foram contratados e outros 170 convocados, com previsão de início do curso de formação neste primeiro semestre.