O secretário estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Antonio Carlos Bonetti, visitou terça-feira (26) a Ilha do Mel, Litoral, para tratar de melhorias a serem feitas antes do início do verão. Com técnicos do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Águas do Paraná, da Copel e também com representantes da Prefeitura de Paranaguá, Bonetti avaliou uma pauta de 11 itens de obras e serviços para ser executados em parceria entre as instituições estaduais e município.
Uma das principais obras é a reforma do trapiche na comunidade de Brasília. O IAP investirá cerca de R$ 350 mil para deixar o trapiche praticamente novo. Outra estrutura que será reformada é a passarela a Gruta de Encantadas, um dos principais atrativos turísticos dentro do Parque Estadual Ilha do Mel. “São obras que demandam tempo e projetos, por isso o esforço para começar logo e deixar tudo encaminhado antes do verão”, disse Bonetti.
Com orientação e supervisão da Sema e do IAP, o município fará a limpeza dos rios e drenagem nos acessos da Ilha e melhoria nas lixeiras. O IAP terminará de instalar as placas de sinalização nos principais pontos turísticos da Ilha do Mel. São cerca de 75 placas com informações em português e inglês.
A Copel também fará investimentos para melhorar o padrão de energia elétrica, com instalação dos medidores na parte da frente dos terrenos e ainda a substituição de postes antigos de madeira. O trabalho vai melhorar o serviço de energia como também a paisagem natural da ilha. “Tudo deve ser feito até no máximo dezembro”, disse João da Silva Santo, Superintendente de Serviços Operacionais da Copel Distribuição.
SANEAMENTO – Outro assunto discutido pela equipe junto com alguns moradores foi o saneamento da Ilha do Mel. “Todas essas melhorias são importantes, mas o saneamento é a grande prioridade da Ilha do Mel, um assunto que terá nosso acompanhamento com as cobranças pertinentes”, destacou o secretário. A reunião aconteceu na sede do IAP, na Ilha.
O secretário da Agricultura, Pesca e Abastecimento de Paranaguá, Sílvio Mauricio Bezerra Geraldo, informou que a empresa concessionária dos serviços de saneamento do município tem como cláusula contratual investimentos em coleta e tratamento sanitário na Ilha do Mel e que está com estudos sendo elaborados para a execução dos serviços. “A empresa apresentou ao IAP três alternativas tecnológicas e agora está providenciando estudos sobre corrente marítima”, disse.