As obras em andamento na Linha Verde Norte seguem avançando dia a dia. Um dos equipamentos importantes para a funcionalidade do projeto está sendo instalado, alterando a paisagem da região: a estação tubo Fagundes Varela, que vai atender os passageiros do transporte coletivo que circulará pela via.
O serviço começou há cerca de dez dias. O novo equipamento está sendo instalado sobre a plataforma, no trecho que já está com a canaleta, as duas pistas marginais e as duas vias locais implantadas.
Os trabalhos para a iluminação da Linha Verde estão sendo iniciados no trecho em obras. A sinalização horizontal (pintura) já foi feita. Em breve serão instaladas as placas (sinalização vertical).
O conjunto compreende ainda a pavimentação das ruas Bento Ribeiro, Francisco Zuneda Ferreira da Costa e José Fernandes Maldonado, que agora estão interligadas. Foi construída uma ponte sobre o Rio Bacacheri, consolidando a ligação entre as ruas. Preparadas, elas permitirão o acesso dos ônibus à estação Fagundes Varela pelo lado do Bairro Alto.
A passarela para pedestres próxima à futura estação Vila Olímpica também segue em implantação.
O atual trecho em obras na Linha Verde vai desde a Avenida Victor Ferreira do Amaral até a Avenida Caviúna e a Rua Ingabaú, no Bairro Alto, próximo ao Hospital Vita.
Seguem os trabalhos na trincheira da Rua Fúlvio José Alice, no Bairro Alto, que fará a ligação com a Rua Amazonas de Souza Azevedo, no Bacacheri. Uma galeria celular está sendo implantada para garantir a drenagem das águas pluviais na trincheira.
Do lado do Bairro Alto, estão sendo inseridos os tirantes nas paredes laterais da trincheira. As longas estruturas de aço introduzidas nas paredes de concreto darão sustentação à trincheira. Só depois desta etapa será possível dar início às escavações sob a Linha Verde.
Ligação da cidade
"Neste momento estamos trabalhando do lado do Bairro Alto. Mais adiante faremos o lado do Bacacheri. Temos que lembrar que este é um complexo conjunto de obras. A Linha Verde era uma rodovia que dividia a cidade. Agora estamos fazendo a ligação dos dois lados. Temos tentado minimizar os transtornos para o trânsito. À medida que as obras ficam prontas, vamos liberando o tráfego para os motoristas", explica o diretor de Pavimentação da Secretaria de Obras Públicas, o engenheiro Lívio Petterle Neto.
Também fazem parte do sistema viário da trincheira as pavimentações das ruas Aníbal Goulart Maia Filho e Mário do Amaral, ambas no Bairro Alto. Do lado do Bacacheri, as ruas que fazem parte do conjunto de obras que completam a trincheira são as ruas Anita Ribas, Deputado Antonio Lopes Junior e Rubens Evangelista de Macedo. Parte da Rua Amazonas de Souza Azevedo ainda será implantada.
Futuramente, a nova trincheira formará um binário com a trincheira existente do Bacacheri-Bairro Alto, formado pelas ruas Gustavo Rattman (Bacacheri) e José Zgoda (Bairro Alto). Para isso, será implantada ainda parte da Rua José Zgoda, desde a Rua Santa Madalena Sofia Barat até a Rua Dante Angelote.