Uma fiscalização de trânsito feita por agentes de trânsito e guardas municipais, na noite desta terça-feira (26/6), resultou na remoção de dez veículos: cinco carros e cinco motos, na Rua Mateus Leme, bairro Centro Cívico.
“A escolha para realização de uma fiscalização de trânsito leva em conta, entre outros fatores, a solicitação e as demandas dos cidadãos que pedem intervenção do poder público por irregularidades frequentes cometidas por motoristas. Para esse ponto específico, recebemos diversos pedidos”, explicou o diretor de Fiscalização da Superintendência de Trânsito, Claudionor Agibert.
Durante cerca de duas horas, foram abordados 158 veículos, sendo 93 automóveis e 65 motos. Foram verificadas 63 irregularidades durante as abordagens, que resultaram em autuações de trânsito. A principal delas, por licenciamento atrasado do veículo – inclusive no caso das remoções, com o apoio do serviço de guincho da Prefeitura.
Tentativas de fuga
Na última semana, outras duas fiscalizações de trânsito foram desencadeadas pelas equipes. Na operação feita na Rua Marechal Otávio Saldanha Mazza, no Pinheirinho, houve tentativa de fuga de motoristas, após sinalização.
“Infelizmente, essas situações ainda acontecem, seja por medo ou por outros motivos. O importante é que estamos devidamente preparados para atuar nessas circunstâncias, contando também com o apoio de outros órgãos”, acrescenta Agibert.
Durante a fiscalização, guardas e agentes abordaram 163 veículos, o que resultou na remoção de 17 veículos por irregularidades, além da emissão de 39 autos de infração. Há sete dias, outra ação conjunta ocorreu entre agentes, guardas e o Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), com foco na documentação veicular e na documentação do condutor.
A operação foi feita no bairro Santa Cândida (Rua São João) e teve 179 veículos abordados, com 48 condutores autuados e dez veículos removidos. Um motorista que se recusou a fazer o exame etilométrico foi conduzido à Delegacia de Delitos de Trânsito (Dedetran).
As fiscalizações de trânsito, que ocorrem de manhã, tarde, noite e madrugada, em pontos diversos da cidade, também levam em conta a análise de dados relativos a acidentes fatais, analisados pelo Projeto Vida no Trânsito (PVT). As abordagens também são uma das formas que o poder público busca para tentar reduzir os acidentes e condutas que podem acarretar danos graves.