Uma importante tubulação responsável por transportar água da estação de tratamento até os reservatórios que abastecem Guaratuba se rompeu na noite desta segunda-feira (29), provocando a interrupção temporária do fornecimento de água no município nesta terça-feira (30). De acordo com a Companhia de Saneamento do Paraná, equipes técnicas atuaram durante toda a madrugada e seguem mobilizadas ao longo do dia para restabelecer o serviço o mais rápido possível.
Podem ser afetadas pelo desabastecimento as regiões do Centro, Canela, Vila Esperança, Brejatuba, Aeroporto Mirim, Piçarra, Cohapar, Jiçara, Eliana, Nereidas, Coroados, Figueira e Carvoeiro. Assim que a avaria foi identificada, ainda na noite de segunda-feira, a Sanepar organizou uma força-tarefa com profissionais especializados, iniciando imediatamente os trabalhos de reparo da adutora.
Segundo a companhia, a previsão inicial é de que a distribuição de água seja retomada na madrugada desta quarta-feira (31). A normalização ocorrerá de forma gradual, começando pelos bairros mais próximos aos reservatórios e avançando para as demais regiões de Guaratuba.
A Sanepar explica que o rompimento de uma adutora desse porte exige uma operação complexa, que vai além do simples conserto do ponto danificado. Por se tratar de uma das principais “artérias” do sistema de abastecimento da cidade, o trabalho envolve gerenciamento hidráulico e logístico, com controle rigoroso da pressão do grande volume de água transportado, tanto para interromper quanto para retomar a distribuição. A profundidade da tubulação, superior a um metro, o cuidado para não danificar outras redes e cabos subterrâneos, além do peso elevado das peças geralmente de ferro fundido também tornam o serviço mais delicado e técnico.
Para acelerar o reparo, a companhia utilizou apoio aéreo, enviando insumos para Guaratuba por helicóptero. O transporte terrestre das novas tubulações contou ainda com escolta da Polícia Militar do Paraná, garantindo agilidade e segurança na operação.
Diante da intervenção de grande porte, a Sanepar pede à população que faça uso consciente e racional da água potável, priorizando o consumo e a higiene pessoal, e adiando atividades que não sejam essenciais até a completa normalização do sistema. A companhia reforça a importância de os imóveis possuírem caixa-d’água com capacidade adequada para atender ao número de moradores por pelo menos 24 horas.
Em caso de dúvidas ou para mais informações, o atendimento da Sanepar funciona 24 horas pelo telefone 0800 200 0115, pelo e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp (41) 99544-0115. Ao entrar em contato, é recomendado ter em mãos a conta de água ou o número da matrícula do imóvel.


