Uma operação integrada entre a inteligência da Polícia Civil do Paraná (PCPR) e da Polícia Militar do Paraná (PMPR), no Verão Maior Paraná, realizada nesta segunda-feira (22), resultou na prisão, em Curitiba, de um indivíduo que praticou estelionato em Matinhos, no litoral do estado.
De acordo com as informações, o suspeito se passou por vendedor ambulante de produtos coloniais (que ele usava como chamariz) e subtraiu um valor alto do cartão bancário da vítima, uma idosa de 64 anos. Após isso, ele ainda subtraiu o cartão dela e fugiu em direção à BR 277.
De acordo com a delegada Tais de Melo, da delegacia de Matinhos, o indivíduo atraia as vítimas com os produtos coloniais que oferecia e aplicava o golpe alegando, no momento da venda, estar sem sinal de internet na máquina de cartão. “Ele se afastou da vítima e saiu do local levando o cartão consigo”, afirmou. No momento da prisão, o homem estava acompanhado de uma mulher que também foi conduzida à delegacia.
“Com ele foram apreendidos cerca de R$2.150 em espécie, notas de moedas estrangeiras e diversos cartões de terceiros, além de maquininhas e produtos coloniais que ele usava para aplicar o golpe em Matinhos”, explicou a delegada. Ainda segunda ela, o homem tem passagens pela polícia pelo mesmo golpe de venda de produtos coloniais a idosos.
AÇÃO INTEGRADA – A Polícia Militar foi acionada nas proximidades da bilheteira do Ferry Boat pela própria vítima e iniciou diligências em direção a Paranaguá. Já no município, as equipes da PMPR passaram a atuar em conjunto com a PCPR nas buscas ao criminoso.
Em um posto de combustíveis, os policiais foram informados de que um indivíduo com as mesmas características descritas pela vítima havia tentado realizar uma nova compra. No entanto, o cartão já havia sido bloqueado pelos agentes. A confirmação de que se tratava do suspeito foi feita pela vítima, que reconheceu as características do homem, com base na descrição fornecida.
“A primeira diligência foi auxiliar a vítima a bloquear o cartão e com esse bloqueio identificamos uma tentativa de transação em um posto de combustíveis em Paranaguá. Com auxílio de câmeras, identificamos o veículo e descobrimos que ele já havia subido a serra em direção a Curitiba”, explicou o tenente Augusto, da PMPR, que atendeu a ocorrência.
Equipes do Centro de Operações Policiais Especiais (COPE) da PCPR e da PMPR, unidades de inteligência das corporações, conseguiram interceptar o suspeito em Curitiba. O homem e a mulher foram conduzidos à delegacia de Matinhos e autuados em flagrante por estelionato.
“As investigações prosseguem para a identificação de outras vítimas, já que foram apreendidos cartões de terceiros e vamos tentar levantar o montante do prejuízo causado por ele”, afirmou a delegada Tais Melo.
ORIENTAÇÃO – A Polícia Militar do Paraná orienta a população a evitar golpes de maquininhas de cartão. De acordo com o tenente Augusto, não se deve entregar cartões nas mãos de terceiros e não fornecer senha em hipótese alguma. “Desconfie de transações que se façam por PIX quando não conseguir identificar o valor digitado na tela, se ela estiver quebrada ou trincada e gere dificuldade de visualizar quanto está sendo cobrado”, afirma o tenente.




