Em meio a tantas superproduções, um espetáculo pode ser chamado de pequena joia do Natal de Curitiba 2025: são apenas três atores e o palco de estreia tem exatos 9 metros quadrados. Mas o título da apresentação gratuita revela sua importância e dimensão. A peça Meu Primeiro Papai Noel Surdo é inédita e terá suas únicas apresentações neste fim de semana. O espetáculo é uma poderosa mensagem de inclusão.
Serão quatro apresentações imperdíveis, no sábado (20/12), no Natal da Praça Santos Andrade (Centro), e domingo (21/12), no Bosque Alemão (Vista Alegre), ambos os locais com sessões às 14h e 16h. Na Praça Santos Andrade, a peça será encenada na Casa do Papai Noel (com seus 9 metros quadrados) e, no Bosque Alemão, na Casa do Pão de Mel (Oratório de Bach).
Até esta sexta-feira (19/12), o grupo segue realizando ensaios para afinação das cenas.
Com 30 minutos de duração, Meu Primeiro Papai Noel Surdo é um espetáculo interativo que propõe uma releitura do imaginário do Natal a partir da perspectiva da cultura surda. Realizada integralmente em Língua Brasileira de Sinais (Libras), a apresentação convida o público a vivenciar um Natal visual, vibratório e afetivo, no qual diferentes formas de comunicação e percepção são celebradas.
Nesta montagem, a Língua Brasileira de Sinais deixa de ser apenas um recurso de acessibilidade e passa a ocupar o centro da criação artística. Há ainda uma inclusão singular: desta vez, são os gestos que ganham voz, com a tradução de Libras para o português oral, abrindo ao público ouvinte uma nova forma de perceber a cena.
A força da inclusão
O espetáculo conta a história de uma menina surda que expressa sua frustração ao perceber que o Natal, tradicionalmente, é pensado principalmente para ouvintes. Diante desta constatação que entristece, surge a Mamãe Noel Surda, acompanhada por sua Duende, e atinge um momento especialmente emocionante com a entrada do Papai Noel Surdocego, que se comunica por meio da Libras tátil. Essa cena simboliza a força da inclusão e o reconhecimento das múltiplas formas de comunicação existentes.
Felipe Patrício, produtor de Meu Primeiro Papai Noel Surdo, conta que o espetáculo será apresentado por um elenco formado exclusivamente por artistas surdos.
“Essa escolha não é apenas estética, mas política e cultural, pois reafirma o compromisso com a representatividade e com as políticas de valorização da diversidade necessárias na cultura”, explica o produtor, que também é sócio da Fluindo Libras, produtora cultural responsável pela realização da peça.
O texto é assinado por Jonatas Medeiros e propõe uma mensagem de que a verdadeira luz do Natal nasce da união, do respeito e da aceitação das diferenças. “A dramaturgia se desenvolve como uma verdadeira poesia visual, inspirada na literatura surda, valorizando o olhar ampliado, a expressão corporal e a língua de sinais como patrimônio cultural”, defende o autor.
No elenco estão os atores Gabriela Grigolom, Rafaela Hoebel e Carlos Eduardo Vilela. Gustavo Moura, Patrícia Alvino e Viviana Rocha assinam a cenografia e o figurino. A direção é coletiva, de todos os integrantes da produção.
A tradução para o português oral será feita pelas interpretes Chiris Gomes e Dani Marrie.
Com apoio da Fundação Cultural de Curitiba e do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado do Paraná (Sated-PR), Meu Primeiro Papai Noel Surdo tem co-produção da Fluindo Libras com a Sala 603 e a Caveira Surda Produções.
Políticas públicas
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano (SMDH) é a responsável pela articulação intersetorial de políticas públicas da Prefeitura de Curitiba para a pessoa com deficiência, entre outros segmentos.
Para quem não ouve, o órgão também oferece os serviços da Central de Libras (Língua Brasileira de Sinais), cujas intérpretes atuam em eventos e dão suporte individual em salas de parto, espetáculos, seminários e audiências judiciais.
Este ano elas também ministraram o curso on-line de Libras Básica para 20 servidores inscritos em quatro turmas. O objetivo é que eles possam atender melhor, nos diversos órgãos da Prefeitura, os cidadãos que não podem ouvir.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Curitiba tem 20.645 pessoas com limitações auditivas, mesmo usando aparelhos. Destas, 6.114 não conseguem ouvir de modo algum e 14.531 têm surdez parcial. Os dados fazem parte do censo populacional realizado em 2022.
Serviço
Meu Primeiro Papai Noel Surdo
Datas, horários e locais: sábado (20/12), às 14h e 16h, na Casa do Papai Noel do Natal da Praça Santos Andrade, no Centro; e domingo (21/12), às 14h e 16h, na Casa do Pão de Mel (Oratório de Bach), no Bosque Alemão, no Vista Alegre
Gratuito

Com realização da Prefeitura de Curitiba, o Natal de Curitiba 2025 é apresentado pelo Bradesco e também tem como patrocinadores: Governo do Paraná, Ademicon, Condor Super Center, O Boticário, Rumo, Grupo Potencial, Ligga, Uninter, Electrolux, Volvo do Brasil, PUCPR/Grupo Marista, Família Madalosso, Consórcio Servopa, MiniPreço, Tenda, Cenarium Brasil, Favretto, Abrasel-PR, Leroy Merlin, Valor Real Construtora, Realiza Eventos e Festtone. A programação ocorre de 24 de novembro a 6 de janeiro, com apresentações até 23 de dezembro.




