Geração Z acelera avanço das bebidas não alcoólicas e redefine consumo no Brasil

XV Curitiba
5 Min de leitura

Cresce o interesse por opções leves e energéticas enquanto dados nacionais apontam queda gradual no consumo de álcool

A mudança de hábitos da Geração Z e novas pesquisas nacionais confirmam um cenário consistente de redução do consumo de álcool no país. A tendência impulsiona o mercado de bebidas não alcoólicas e leva marcas a ampliarem portfólios voltados ao bem-estar. A busca por rotinas mais equilibradas transformou o comportamento dessa geração, que hoje lidera a redução da ingestão de álcool no Brasil. Dados da MindMiners indicam que 55% desses jovens não bebem bebidas alcoólicas, enquanto 43% dos que ainda consomem afirmam querer diminuir a ingestão. Paralelamente, um levantamento nacional mostra que metade dos adultos brasileiros segue consumindo álcool, mas a maioria relata ter reduzido a frequência no último ano.

Atenta a esse movimento, a Go Coffee, principal rede de cafés especiais do país, ampliou sua oferta de bebidas sem álcool, que hoje incluem opções geladas, funcionais e voltadas à energia. Entre elas estão frappes; versões de Latte Ice; Espresso Tônica em sabores naturais, romã ou cereja; Americano Ice; Matcha; Chai Gelado; chá mate natural ou limão; Hibisco Jamaica com opção de syrup de limão; além das Go Sodas, disponíveis em romã, cereja, limão siciliano, maçã verde e morango. A oferta se completa com a linha Go Fresh, elaborada com café verde e frutas. Destaque para a collab com SuperCoffee, nas versões latte quente e gelado. A bebida termogênica em pó da Cafeine Army é à base de café e possui ingredientes naturais como TCM, colágeno e vitaminas, o produto foi desenvolvido para aumentar energia e foco. Para a Go Coffee, a tendência é que o segmento continue a crescer, acompanhando a consolidação do sober curious como novo padrão de consumo no país.

“A procura por bebidas que entreguem energia sem recorrer ao álcool vem crescendo de forma consistente. O consumidor quer opções leves, refrescantes e alinhadas a um estilo de vida mais equilibrado. Nas lojas, percebemos um interesse cada vez maior por alternativas não alcoólicas, que dialogam com diferentes perfis e faixas etárias. Mais do que uma fase, o sober curious tende a se consolidar como o novo normal entre as próximas gerações. As marcas que souberem acompanhar esse caminho têm tudo para sair na frente”, afirma Elói Ferreira, sócio-fundador e desenvolvedor de produtos da Go Coffee.

Consumo de álcool no Brasil

 Segundo o Datafolha de abril de 2025, 49% dos brasileiros com 18 anos ou mais consomem bebidas alcoólicas. Destes, 20% bebem de uma a duas vezes por semana e 3% quase todos os dias. A média de consumo na semana anterior à pesquisa foi de 4,5 doses, enquanto 23% afirmaram ter ingerido mais de seis doses no mesmo período. Entre adolescentes de 16 e 17 anos, 27% já consomem álcool. Apesar disso, 81% acreditam beber de forma moderada. A expansão das bebidas zero álcool acompanha essa mudança: o consumo saltou de 133 milhões de litros em 2018 para 752 milhões em 2024, com previsão de alcançar 1,18 bilhão de litros até 2026.

Fundada em 2017, em Curitiba, a Go Coffee se transformou rapidamente em uma das principais referências nacionais no mercado de cafés especiais. Hoje, está presente em todos os estados brasileiros, somando 600 unidades entre operações abertas e unidades já negociadas. Mensalmente, a Go Coffee comercializa mais de uma tonelada de café, com grãos colhidos principalmente no Sul de Minas e na Alta Mogiana, importante região produtora do estado de São Paulo. A marca conquista amantes da bebida com um cardápio diverso e criativo, pensado para todos os gostos e estações, reforçando sua essência inovadora e a paixão por oferecer experiências únicas em cada xícara. Para saber mais sobre a marca, acesse gocoffee.com.br ou acompanhe as novidades no Instagram da marca @gocoffeebrasil.

 

Compartilhe o artigo