Retorno de Athletico e Coritiba à Série A vai impactar o turismo do Paraná

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Foto: Albari Rosa/Arquivo AEN - José Fernando Ogura/SMCS

Partidas e jogos de futebol se tornaram importantes indutores de turistas, aquecendo o setor e seus serviços no destino. Com os dois maiores times do Paraná, o Athlético Paranaense e o Coritiba, retornando à disputa da Série A do Campeonato Brasileiro em 2026, hotéis, bares, restaurantes e atrativos esperam impacto significativo no faturamento, graças à vinda de torcedores de outros clubes ao longo do próximo ano.

Esporte favorito do País, o futebol mexe com a paixão da torcida, mas movimenta também as atividades relacionadas relacionadas ao turismo. Segundo dados do Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação (Seha), dias de jogos em Curitiba contra equipes de grandes torcidas geram um fluxo intenso de visitantes, atingindo uma média de 70% a 80% de ocupação nos hotéis.

Mesmo com caravanas (o popular bate-volta), muitas famílias e demais turistas optam em pernoitar e conhecer a cidade para além do evento esportivo. Por isso, para lá da paixão por um ou outro time, o setor celebra retorno do Furacão e Coxa à elite do futebol nacional. 

“Turismo é uma ferramenta benéfica não só para a divulgação de um local, mas para o movimento financeiro no destino. O Paraná sempre se mostra apto a receber todos os públicos com boa hospedagem, gastronomia e atrativos que complementam uma viagem motivada pelo futebol, por exemplo”, diz Leonaldo Paranhos, secretário estadual do Turismo.

“Eu torço para o Athlético, mas sempre digo: quero que os três maiores times da Capital disputem competições como a Série A, porque o movimento que isso gera na rede hoteleira é gigante. Os esportes, como um todo, acarretam uma demanda para os hotéis, é importante fomentar atividades assim no Paraná”, disse Karla Sottomaior, vice-presidente do Seha.

SETORES EXCLUSIVOS – Juntos, o Estádio Couto Pereira e a Arena da Baixada têm setores exclusivos para torcidas visitantes (10% da capacidade total dos estádios). E boa parte desse espaço será ocupado por torcedores de outras cidades e até mesmo de outros estados, que virão a Curitiba acompanhar suas equipes contra a dupla Athletico e Coritiba. 

“Quem participa ou acompanha uma competição também é turista, porque se hospeda, se alimenta e usa serviços locais. O Paraná possui destinos com potencial para receber diferentes modalidades esportivas, nacionais e internacionais, fortalecendo a imagem do Estado na recepção de atletas, equipes e público”, afirma Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná – órgão de promoção vinculado à Secretaria do Turismo (Setu-PR).

Além dos hotéis, outros serviços, como o de transportes e entretenimento também são reforçados com eventos de futebol. Fabio Aguayo, presidente da Associação Brasileira de Bares, Restaurantes e Casas Noturnas (Abrabar), afirma que futebol beneficia outras regiões do Estado, além da capital. “Além da dupla Athletiba, podemos citar também clubes paranaenses, como o Londrina e o Operário de Ponta Grossa, que vão disputar em 2026 a Série B do campeonato nacional e receber muitos torcedores de outros times. Com isso, cresce a arrecadação do Paraná em ICMS e ISS, impactando a economia”, explicou.

GRANDES PROGRAMAÇÕES – O Turismo de Esportes, segundo o Ministério do Turismo (MTur), é definido por visitações motivadas pela prática, envolvimento ou observação de modalidades esportivas. A vertente também pode ser enquadrada dentro do segmento MICE. (Turismo de Negócios & Eventos), porque grandes programações envolvendo essas atividades atraem competidores e espectadores aos destinos.

Gislaine Queiroz, presidente do Curitiba Convention (organização responsável pela captação de eventos, shows e afins para a Capital), cita que o número de torcedores que se deslocam para acompanhar esportes é significativo. Segundo ela, isso também ajuda a chamar atenção de empresas e organizadoras de eventos, porque mostra a qualidade do Estado para realizar programações de grande porte.

“Cabe destacar que o calendário esportivo da Série A pode influenciar a ocupação dos estádios ao longo do ano. Com o aumento do número de jogos, é necessário um equilíbrio na gestão dos espaços, que também são usados para shows e eventos. Mesmo assim, o retorno dos clubes à elite do futebol nacional tende a gerar maior visibilidade para a cidade, impactando a cadeia produtiva local e mostrando como o Paraná tem espaços qualificados para a recepção de grandes públicos”, disse.

 

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