Curitiba fecha 2025 com prêmios e reconhecimento em diversos rankings

8 Min de leitura

No ano de 2025, Curitiba recebeu diversas premiações nacionais e internacionais. São condecorações por excelência em diversas áreas, desde a transparência na administração municipal, de dinamismo econômico e, principalmente, de qualidade de vida oferecida aos cidadãos.

O prefeito Eduardo Pimentel recordou que estes prêmios resultam dos esforços de toda a sociedade.

”Ver Curitiba no topo do pódio nos traz muita alegria e satisfação, mas também responsabilidades. Prêmios são importantes, mas o que realmente importa é saber que estamos no caminho certo. Nosso foco para 2026 continua o mesmo: trabalhar muito para que a vida de cada família curitibana seja melhor a cada dia”, declarou o prefeito.

A melhor capital do Brasil

Curitiba é a capital com a melhor qualidade de vida no Brasil, segundo o estudo Índice de Progresso Social 2025 (IPS2025) divulgado em maio pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon). No relatório, que avalia a qualidade de vida de todas as 5.570 cidades brasileiras, Curitiba é a primeira colocada entre os municípios com mais de 500 mil habitantes.

No mesmo mês, a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) divulgou o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), no qual Curitiba atingiu a pontuação máxima, sendo a capital brasileira com o melhor índice de desenvolvimento. Este índice avalia diversos aspectos, como absorção de mão de obra local, diversidade econômica e taxa de pobreza.

Outro estudo, este realizado pela Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), mostra que Curitiba registrou, entre 2020 e 2023, um crescimento das classes de maior renda e redução dos estratos mais pobres, se tornando a capital com maior participação da classe C do País, com 40,9% da população na classe média.

O Boletim Desigualdade nas Metrópoles, produzido pelo Observatório das Metrópoles, pela PUC-RS e pela UFRJ, coloca a Grande Curitiba com a segunda menor taxa de pobreza e o terceiro maior rendimento médio domiciliar per capita entre as regiões metropolitanas brasileiras. Em 2021, o número de pessoas em situação de pobreza na Região Metropolitana de Curitiba (RMC) era de 18,2% da população. Em 2024, passou para 11%, uma queda de quase 40%.

Em novembro, o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) divulgou o Índice Ipardes de Desempenho Municipal (IPDM) 2023. Neste estudo, Curitiba ficou em primeiro lugar no ranking geral do Estado e no ranking de renda, liderando com nota 0,8231. A cidade conseguiu melhorar sua pontuação em relação a 2022, quando obteve o índice 0,8099.

Curitiba foi escolhida a segunda melhor cidade brasileira, de acordo com o ranking As Melhores Cidades do Brasil da agência de classificação de riscos Austin Rating, divulgado pela revista Veja Negócios no dia 28 de novembro. A capital paranaense ficou atrás apenas de Vitória (ES) na classificação geral.

Desenvolvimento econômico

Este avanço nas questões sociais está amparado na solidez econômica do município e no ambiente favorável aos negócios, fatores também reconhecidos por diversos prêmios. Curitiba é a terceira melhor cidade do Brasil para startups, segundo avaliação do Global Startup Ecosystem Index Report (GSEI) 2025, divulgado em maio deste ano. O relatório mundial, feito pelo instituto israelense StartupBlink, analisa 1.473 cidades de 118 países do mundo.

Este reconhecimento internacional também veio da Global Innovation Management Institute (Gimi), que em novembro conferiu o Gimi Awards a Curitiba. A cidade ficou em primeiro lugar na categoria Entidade Governamental Mais Inovadora, com a Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação.

Com o Vale do Pinhão, Curitiba foi a única cidade do Brasil a receber o Selo CSC Diamante em Ecossistema de Inovação. A premiação foi entregue durante o Connected Smart Cities 2025 , em São Paulo.

Prêmios para a administração pública

Outro aspecto bastante reconhecido pelas premiações é a gestão pública eficaz, moderna e transparente. A Prefeitura de Curitiba recebeu, no dia 15 de setembro, o prêmio Capacidade de Pagamento (Capag) A+, concedido pelo Tesouro Nacional, que reconhece municípios com nota máxima em gestão fiscal e também na qualidade das informações contábeis e fiscais.

Na edição do Índice de Transparência e Governança Pública – Municipal (ITGP-M) 2025, da organização Transparência Internacional – Brasil, divulgada em outubro, Curitiba foi classificada com o nível “ótimo”. Com 87,5 pontos de 100, Curitiba obteve a maior nota entre os municípios da região Sul avaliados e a terceira entre as capitais brasileiras analisadas.

Outra vitória para Curitiba veio em outubro, quando venceu a etapa estadual do 5º Prêmio Band Cidades Excelentes – Edição 2025, nas categorias Governança, Eficiência Fiscal e Transparência e Educação, entre os municípios com mais de 100 mil habitantes.

A capital paranaense conquistou, em dezembro, o Selo Ouro de excelência do Índice de Transparência da Administração Pública (ITP) do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), desenvolvido pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon), reconhecendo os esforços da Prefeitura em promover uma gestão comprometida com a transparência.

A comunicação da Prefeitura de Curitiba para a Saúde também foi reconhecida em 2025. A administração municipal venceu o Top de Marketing 2025 na categoria Social com o case da campanha de combate à dengue. A premiação ocorrida em 3 de dezembro reuniu mais de mil profissionais para celebrar os destaques em sete categorias do marketing paranaense. Já o site da Prefeitura de Curitiba ganhou o Prêmio Brasil Publisher Awards – Categoria Saúde e Bem-Estar. Este prêmio foi criado pela Associação Nacional de Publishers do Brasil (ANPB) para reconhecer a excelência editorial e da inovação no ecossistema de mídia digital do País.

Reconhecimento do público

Mesmo com tantas premiações, talvez o melhor indicativo que Curitiba está no caminho certo vem dos próprios curitibanos. Levantamento realizado pelo Instituto Paraná Pesquisas nos meses de agosto e setembro mostra o prefeito Eduardo Pimentel com aprovação de 80,5%, sendo o melhor avaliado entre as capitais pesquisadas. Em seguida vem Lorenzo Pazolini, prefeito de Vitória (ES), com 79,7%, e Bruno Reis, de Salvador(BA), com 78% de aprovação.

 

Compartilhe o artigo