Ventos acima de 120 km/h deixam milhares sem energia no Paraná

2 Min de leitura
Foto: Copel

A Copel intensificou, nesta quarta-feira (10/12), as ações para restabelecer o fornecimento de energia em diferentes regiões do Paraná, após a passagem de um ciclone extratropical que avançou pelo estado e provocou fortes rajadas de vento. As condições adversas comprometeram a rede elétrica e deixaram milhares de unidades consumidoras sem abastecimento.

De acordo com a companhia, aproximadamente 4,2 mil serviços de religamento estão em execução. A maior concentração de ocorrências está em Curitiba, na Região Metropolitana e no Litoral, que somam cerca de 2,1 mil atendimentos. Outras regiões também foram afetadas, como o Centro-Sul, com 951 casos; o Norte, com 573; o Noroeste, com 327; além do Sudoeste e do Oeste, que registram 232 e 216 situações em andamento, respectivamente.

Os ventos mais intensos do dia foram registrados pelo Simepar no Pico Marumbi, em Morretes, onde a velocidade chegou a 126,7 km/h. Na Capital, o ponto mais crítico foi no Caximba, que marcou rajadas de até 76,7 km/h às 13h. O bairro Tatuquara – 73,8 km/h às 13h20 também apresentou vento muito intenso no início da tarde.  Em municípios do interior, a força do vento também chamou atenção: Santa Maria do Oeste atingiu 77 km/h, enquanto General Carneiro chegou a 73 km/h. Nas demais áreas do estado, os valores ficaram próximos dos 60 km/h.

A Copel afirma que suas equipes seguem mobilizadas e distribuídas pelo território paranaense para restabelecer o sistema no menor tempo possível, priorizando regiões com maior impacto e monitorando a evolução das condições climáticas.

 

Compartilhe o artigo