Paraná registra até 38 °C e temporais podem ocorrer no início da semana

2 Min de leitura
Foto: Arnaldo Alves / ANPr.

A tarde deste sábado (6) foi marcada por temperaturas elevadas em quase todas as regiões do Paraná, segundo análise do meteorologista Lizandro Jacóbsen, do Simepar. O calor predominou no interior do estado, enquanto no litoral, embora a temperatura não tenha atingido 30 °C, a sensação de abafamento permaneceu alta.

Ao longo do dia, os termômetros registraram valores expressivos. Entre Guaratuba e Matinhos, a temperatura chegou a aproximadamente 28 °C, mantendo o ar úmido e quente nas praias. Curitiba alcançou os 30 °C, reforçando a condição de calor generalizado no estado. As marcas mais elevadas, entretanto, foram registradas no oeste e no noroeste. Municípios dessas regiões ultrapassaram os 35 °C, com destaque para Capanema, no Sudoeste, que anotou a maior temperatura do dia: 38,1 °C. Em Loanda, no extremo Noroeste, o calor também foi intenso, chegando aos 37 °C.

Para este domingo (7), o Simepar prevê a continuidade do calor, especialmente nas regiões norte e noroeste. Nessas áreas, a combinação de altas temperaturas com umidade favorece o desenvolvimento de pancadas de chuva a partir da tarde. Já a metade sul do Paraná deve ter um dia mais ensolarado, com menor probabilidade de instabilidade.

A mudança mais significativa no tempo está prevista para ocorrer entre a noite de segunda (8) e a madrugada de terça-feira (9). Uma nova frente fria, associada à atuação de um ciclone extratropical, avançará pelo estado, aumentando o risco de temporais em todas as regiões. O sistema deve provocar alterações expressivas nas condições atmosféricas, com possibilidade de chuva forte, rajadas de vento e variações bruscas de temperatura.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Um post compartilhado por XV Curitiba (@xvcuritiba)

Compartilhe o artigo