A última visita guiada do ano à Câmara Municipal de Curitiba (CMC) será neste sábado (29), das 13h às 14h. Com participação gratuita, a atividade integra a programação cultural do evento “Câmara Aberta – edição especial de Natal”. O tour, conduzido pela pesquisadora Clarissa Grassi, apresenta histórias do Legislativo e de seu entorno, área comparada ao antigo Centro Cívico da capital.
As vagas são limitadas e as inscrições devem ser realizadas no site da CMC até as 18h desta sexta-feira (28). O ponto de encontro da atividade é o Palácio Rio Branco, prédio centenário que, desde 1963, é a sede da instituição.
Além do Plenário, espaço em que os vereadores se reúnem para votar projetos de lei e debater a cidade, os visitantes têm a oportunidade de revisitar pontos turísticos de Curitiba, retratados em diferentes épocas, e de conhecer os bastidores do edifício.
O Palácio Rio Branco foi construído no fim do século 19, pelo engenheiro Ernesto Guaita, para abrigar o trabalho dos deputados estaduais e chegou a receber o nome de Palácio do Congresso. O prédio é tombado como patrimônio histórico do Paraná.
Na sequência, o destino da visita guiada é a praça Eufrásio Correia. Clarissa Grassi, inclusive, costuma comparar a região, devido à presença da antiga Estação Ferroviária e da rua Barão do Rio Branco, ao primeiro Centro Cívico de Curitiba, isto é, como o coração político e financeiro da cidade.
Serviço do “Câmara Aberta — edição de Natal”
✅ O quê: visita guiada
🗓️ Data: sábado, 29 de novembro
⏰ Horário: das 13h às 14h
🎟️ Inscrição: gratuita e obrigatória — faça on-line no portal da CMC





