O mercado imobiliário voltado ao alto padrão tem se consolidado como um dos segmentos mais sólidos do país, mesmo em meio às oscilações da economia. Mais do que refletir o valor do metro quadrado, esses empreendimentos representam uma nova forma de morar, pautada por planejamento urbano, integração com a natureza e experiências de bem-estar, aliando conforto, segurança e mobilidade.
Nos últimos anos, a busca por mais espaço, privacidade e qualidade de vida impulsionou a expansão dos empreendimentos horizontais nas regiões metropolitanas. Essa mudança de comportamento vem transformando o mapa imobiliário da Região Metropolitana de Curitiba (RMC), especialmente em municípios com bons índices de desenvolvimento e qualidade de vida, como Quatro Barras e Campo Largo.
De acordo com dados da Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Paraná (Ademi-PR), a oferta de condomínios residenciais horizontais na RMC cresceu 97% em 2023, na comparação com o ano anterior. Um sinal claro de que o público está priorizando projetos mais amplos, conectados à natureza e com infraestrutura completa. Empreendimentos como o Alphaville Paraná (em Campo Largo), o Ecopark (em Quatro Barras) e o Paseo de Ávila (na Cidade Industrial) ilustram essa transformação. Eles marcam uma nova etapa do setor, em que o conceito de alto padrão vai além da localização e se associa a um estilo de vida mais equilibrado e sustentável.
É dentro desse cenário que surge o Condomínio Fazenda Bayer, em Quatro Barras, município que lidera o índice de qualidade de vida da RMC e figura entre os quatro melhores do Paraná, segundo o IPDM/Ipardes. Para Flávio Klutchcovsky, sócio-diretor do empreendimento, o diferencial está na liberdade de criação e na preservação da individualidade. “A dimensão generosa dos lotes permite que cada morador desenvolva projetos arquitetônicos únicos, capazes de refletir sua identidade, sem abrir mão do conforto e da segurança”, destaca.
O projeto do Condomínio Fazenda Bayer reúne, por exemplo, infraestrutura completa de lazer e esportes, com clubhouse exclusivo, piscinas, quadras de tênis em saibro, beach tennis, poliesportiva, campo de futebol society, salão de festas, espaço gourmet, playground e academia — tudo planejado para promover bem-estar e convivência em harmonia com o ambiente natural. “Com iniciativas desse porte, a Região Metropolitana de Curitiba consolida-se como um dos polos mais promissores para o desenvolvimento de condomínios horizontais de alto padrão, capazes de unir crescimento urbano e preservação ambiental”, completa Klutchcovsky.




