Cinco pessoas denunciadas pelo Ministério Público do Paraná (MPPR) em Matelândia, no Oeste do Estado, foram condenadas pela prática de diversos crimes, entre eles tráfico de drogas, associação para o tráfico, tortura, ameaça e coação no curso do processo. As condenações foram proferidas nesta terça-feira (18), pela Vara Criminal, Família e Sucessões, Infância e Juventude do município.
As investigações tiveram início após a divulgação de um vídeo que mostrava a agressão a um jovem pelo grupo criminoso. O material exibia a vítima sendo sequestrada, torturada e tendo um dos dedos decepado com um facão por causa de uma dívida de drogas. O próprio grupo filmou e divulgou as imagens, o que levou três dos envolvidos a serem denunciados e condenados especificamente pelo crime de tortura.
A apuração foi conduzida pela 2ª Promotoria de Justiça de Matelândia, em parceria com a Polícia Civil. Durante o andamento do caso, os investigadores localizaram 1,6 quilo de maconha na residência de um dos integrantes do grupo. Com isso, os cinco denunciados também foram condenados por tráfico de drogas e associação para o tráfico.
As penas aplicadas variam conforme o grau de participação de cada um nos crimes. As condenações vão de 27 anos, 6 meses e 25 dias de reclusão, em regime fechado, até oito anos em regime semiaberto.
O MPPR destacou ainda que o líder do grupo recebeu condenações adicionais por ameaça e coação no curso do processo. Ele teria ameaçado de morte a mãe da vítima — que teve o dedo decepado — para impedir que ela prestasse depoimento contra os envolvidos.
O caso ganhou repercussão na região devido à brutalidade registrada no vídeo e pela atuação conjunta entre Ministério Público e Polícia Civil para desmontar o esquema criminoso.





