A 36ª edição da tradicional campanha Papai Noel dos Correios já está em andamento, mobilizando escolas públicas, empresas e cidadãos em todo o país para transformar os sonhos de milhares de crianças em realidade. Em mais de três décadas de história, a ação já atendeu quase 7 milhões de cartinhas, fortalecendo a corrente de solidariedade que marca o Natal brasileiro.
No ano passado, quando a campanha completou 35 anos, 350 mil cartas foram adotadas. Em 2025, a meta é ampliar esse número, com a ajuda de padrinhos e madrinhas de todas as regiões do país.
Durante o lançamento, o presidente dos Correios, Emmanoel Rondon, destacou a importância da iniciativa. “É uma campanha emblemática dos Correios, acho que a mais emblemática do país. Um momento em que a gente celebra a paz, a solidariedade, a harmonia, a família e o amor, um momento muito importante, que nos deixa muito orgulhosos”, afirmou.
Como funciona a campanha
Os Correios recebem as cartinhas enviadas ao Papai Noel por crianças de escolas públicas (até o 5º ano do ensino fundamental), instituições parceiras e pela própria sociedade. Após a leitura e seleção, as cartas são disponibilizadas em agências participantes e no Blog do Noel, onde podem ser adotadas.
Até o momento, mais de 130 mil cartas já foram recebidas para adoção. Entre os pedidos mais comuns estão bonecas, carrinhos de controle remoto, materiais escolares e bicicletas.
Como adotar uma cartinha
Para participar, basta escolher uma carta, comprar o presente e entregá-lo, devidamente embalado e com a cartinha colada do lado de fora, em uma agência dos Correios participante. As cartinhas podem ser físicas — disponíveis nas agências — ou digitais, acessíveis no endereço blognoel.correios.com.br.
Os padrinhos e madrinhas devem informar CPF ou CNPJ para que a empresa possa acompanhar as adoções e entregas dos presentes. As datas, locais e horários variam conforme o estado, e todas as informações estão disponíveis no Blog do Noel.
Os Correios alertam que não há distribuição de cartinhas em residências. A adoção deve ser feita exclusivamente pelos canais oficiais, reforçando valores de inclusão, diversidade, integridade e transparência.
Como enviar uma carta
Para quem deseja participar escrevendo ao Papai Noel, as cartas devem ser manuscritas, incentivando a prática da escrita e da criatividade. O envio pode ser feito em agências participantes ou pelo Blog do Noel. No cadastro, é necessário informar o CPF da criança, e, no caso do envio digital, a carta deve ser fotografada ou digitalizada.
Os Correios não aceitam cartas com endereços, telefones ou fotos das crianças.





