Mesa Solidária recebe Sine Móvel e oferece refeições e empregos para população vulnerável em Curitiba

4 Min de leitura
Foto: Levy Ferreira/SECOM

As pessoas que procuram as unidades do programa Mesa Solidária, em Curitiba, encontram refeições gratuitas e carregam muitos sonhos. E nesta semana, quem vai até o Mesa Solidária encontra também oportunidades de emprego. O Sine Móvel, que já percorreu mais de 10 mil quilômetros pela cidade oferecendo vagas de trabalho, está estacionado em dois endereços do programa, das 17h às 19h.

A ação é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEI), a Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN) e a Fundação de Ação Social (FAS). O objetivo é atender, de forma direta, o público que utiliza diariamente o Mesa Solidária.

“Durante muito tempo vimos de perto as dificuldades de quem procura o Mesa Solidária. E é por isso que a Prefeitura está agindo para transformar essa realidade. Nosso papel é gerar oportunidades de trabalho e emprego para quem hoje depende de benefícios sociais, mas sonha em não precisar mais deles. Nosso compromisso é abrir caminhos reais para que cada cidadão possa reconstruir sua vida profissional e conquistar autonomia”, destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Martins.

A iniciativa fortalece a articulação entre as políticas públicas de desenvolvimento econômico e assistência social. O serviço facilita o acesso a empregos e cursos de capacitação, oferecendo atendimento direto a pessoas que enfrentam grandes barreiras para ingressar no mercado formal.

O atendimento inclui cadastro e atualização de dados no sistema público de empregos, encaminhamento para vagas compatíveis com o perfil profissional, divulgação de cursos de qualificação e ações integradas com a assistência social.

Histórias de sonhos

Entre as pessoas que procuraram o Sine Móvel está Raquel de Abreu, que aguardava atendimento no Mesa Solidária acompanhada da cachorrinha Raika. Raquel é farmacêutica aposentada e janta no programa para complementar o orçamento. Ela trabalha com suporte hospitalar durante a noite, mas busca uma vaga que lhe permita atuar durante o dia.

“Estou sempre ligada nos projetos da Prefeitura e me interessei imediatamente quando cheguei aqui na fila. Acho muito importante que a oportunidade esteja assim, tão perto da gente. Estou procurando um trabalho administrativo ou de atendimento ao público e espero ter uma chance depois de fazer o cadastro”, conta Raquel.

Vanderleia da Fonseca também estava na fila do Mesa Solidária, de olho nas oportunidades do Sine Móvel. Com 25 anos de experiência como doméstica, ela busca trabalho como diarista.

“Quem não aproveitar essa oportunidade é porque não quer trabalhar. Para ser humano, para ser útil, você tem que ter trabalho. Minha luta é para não precisar de nenhum tipo de auxílio. Defendo o trabalho como forma de reconstruir a vida”, afirma Vanderleia.

Serviço

Agenda Sine Móvel no Mesa Solidária

Período: 6 e 7 de novembro 
Horário: 17h às 19h
Locais: Mesa Solidária Patrícia Casillo (Av. Dr. Dário Lopes dos Santos, 822- Jardim Botânico) e Mesa Solidária Luz dos Pinhais ( R. Barão do Serro Azul, 81- Centro)

 

Compartilhe o artigo