Onze escolas de Curitiba poderão adotar ensino cívico-militar em 2026

2 Min de leitura
Foto: Lucas Fermin/SEED

A Secretaria de Estado da Educação do Paraná realizará nos dias 17 e 18 de novembro uma consulta pública para decidir se 50 escolas da rede estadual, em 34 municípios, passarão a adotar o modelo cívico-militar a partir de 2026. Em Curitiba, 11 colégios estão na lista e terão a decisão tomada pela própria comunidade escolar — incluindo pais, responsáveis, alunos, professores e funcionários.

Na capital, poderão aderir ao modelo as seguintes instituições: Colégio Estadual Bento Munhoz da Rocha Neto (Pilarzinho), Domingos Zanlorenzi (CIC), Gabriela Mistral (Portão), Guido Straube (Mercês), Ivo Zanlorenzi (CIC), João Paulo II (Xaxim), José Guimarães (Hauer), Professor Loureiro Fernandes (Ahú), Escola Estadual Maria Pereira Martins (Barreirinha), Colégio Estadual Santos Dumont (Guaíra) e Colégio Estadual José Busnardo (Fanny).

A Secretaria ainda não divulgou como será a votação, nem os prazos e regras detalhadas. Essas informações serão publicadas nos canais oficiais nas próximas semanas, e as escolas aguardam orientações para organizar o processo.

O modelo cívico-militar foi implementado no Paraná em 2021 e combina gestão pedagógica civil com apoio de militares da reserva nas áreas administrativa e disciplinar. As escolas que adotam o formato funcionam em tempo integral, com nove horas de atividades diárias, cinco refeições e uma grade ampliada com esportes, cultura, tecnologia e projeto de vida.

Na semana passada, o governador Ratinho Junior sancionou a lei que permite que escolas de tempo integral também migrem para o modelo cívico-militar. Das 50 escolas incluídas na consulta, 20 já funcionam em tempo integral. Se todas confirmarem a adesão, o Paraná chegará a 362 unidades cívico-militares.

 

Compartilhe o artigo