Essa semana terá superlua no céu; saiba se será visível em Curitiba

2 Min de leitura
Foto: Divulgação

Nesta quarta-feira (5), a segunda e penúltima superlua de 2025 poderá ser vista em todo o Brasil, incluindo Curitiba, caso as condições do tempo permitam. O fenômeno ocorre quando a Lua cheia coincide com o perigeu — ponto de maior aproximação com a Terra — fazendo com que o satélite natural pareça maior e mais brilhante no céu. A previsão indica que a Lua deve nascer por volta das 18h45 no horário de Brasília, com melhor visualização ao anoitecer.

De acordo com o Simepar, Curitiba terá um dia de calor e instabilidade. As temperaturas variam entre 17 °C e 27 °C, com umidade relativa do ar entre 55% e 100%. A probabilidade de chuva é alta, chegando a 97%, com acumulado previsto de 6,1 mm. O vento sopra de noroeste a aproximadamente 11 km/h, com rajadas que podem atingir 28 km/h. O nascer do sol está previsto para 5h27, e o pôr do sol para 18h35.

As chuvas previstas ao longo do dia podem prejudicar a observação do fenômeno, mas, se houver abertura no céu ao entardecer, será possível ver a Lua mais brilhante sem a necessidade de equipamentos. O termo “superlua” não é oficialmente reconhecido pela astronomia, mas é amplamente utilizado para designar esse alinhamento visual mais exuberante do satélite com a Terra. Em 2025, o Observatório Nacional prevê três superluas: a primeira ocorreu em 6 de outubro, a segunda será nesta quarta-feira e a última acontecerá em 4 de dezembro.

O fenômeno volta a despertar a atenção de observadores e curiosos, unindo ciência, curiosidade popular e a expectativa por boas condições do tempo para contemplação do céu.

 

Compartilhe o artigo