A Uber começou nesta terça-feira (28) um novo teste voltado à segurança e conforto das usuárias. A partir de agora, o aplicativo oferece a opção de escolher viagens com motoristas mulheres. O recurso será testado em sete cidades brasileiras, incluindo Curitiba, e contará com três modalidades diferentes.
O anúncio foi feito durante um evento em São Paulo, com a presença de Silvia Penna, diretora-geral da Uber no Brasil. Segundo ela, a novidade será implantada gradualmente em Piracicaba, Uberlândia, Curitiba, Campinas, São José dos Campos, Ribeirão Preto e Campo Grande.
Uma das modalidades é o Reserve Mulheres Motoristas, que permite agendar viagens com pelo menos 30 minutos de antecedência, selecionando a opção de ser atendida por uma motorista mulher. Já o recurso Preferência das Mulheres possibilita que as usuárias ativem, nas configurações do aplicativo, a prioridade por motoristas do mesmo gênero em viagens do Uber X — embora a disponibilidade dependa da quantidade de parceiras ativas na região.
Por fim, a modalidade Mulheres Motoristas permite solicitar corridas exclusivamente com motoristas mulheres de forma imediata. Essa última opção, no entanto, será inicialmente testada apenas em Piracicaba.
Desde o lançamento da categoria U-Elas, em 2019, a Uber vem ampliando a participação feminina na plataforma, que já registrou crescimento de 160% no número de motoristas mulheres nos últimos anos. Atualmente, elas representam 8% do total de motoristas parceiros no Brasil.
A empresa afirma que combater a violência contra as mulheres é um compromisso permanente. Desde 2018, mantém parcerias com organizações especializadas e desenvolve ações voltadas à segurança, como campanhas educativas, suporte psicológico e iniciativas de conscientização por meio do aplicativo.






