Morre bebê prematuro dado como morto e salvo durante velório

2 Min de leitura
Foto: Reprodução/ Redes Sociais.

O recém-nascido de cinco meses de gestação, que havia sido dado como morto na Maternidade Bárbara Heliodora, em Rio Branco (AC), morreu na noite de domingo (26), por volta das 23h15. O bebê havia sido retirado do próprio velório no sábado (25), após familiares perceberem que ele estava vivo dentro do caixão.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde do Acre (Sesacre), a causa da morte foi um quadro de choque séptico e sepse neonatal, resultante de uma infecção generalizada que levou à falência múltipla dos órgãos. O bebê estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal da maternidade, respirando com ajuda de aparelhos.

A Sesacre informou que a transferência para outra unidade não chegou a ser cogitada pela equipe médica devido ao alto risco de agravamento do quadro clínico. Ainda segundo o órgão, a equipe responsável pelo atendimento inicial foi afastada enquanto a situação é apurada internamente. O caso também está sendo investigado pela Polícia Civil, pelo Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM-AC) e pelo Ministério Público (MP-AC).

O bebê nasceu na sexta-feira (24), após o parto induzido da mãe, que apresentava sangramento. Inicialmente, a causa do óbito registrada no laudo médico foi hipóxia intrauterina — condição em que o feto não recebe oxigênio suficiente durante a gestação. A família, natural de Pauini, no Amazonas, havia viajado ao Acre para o atendimento médico.

Em nota, a direção da maternidade e a Secretaria de Saúde lamentaram o falecimento e afirmaram que todos os protocolos de reanimação foram seguidos. O órgão reiterou o compromisso de aprimorar continuamente os cuidados e a atenção humanizada prestada às gestantes e recém-nascidos.

 

Compartilhe o artigo