O município de Antonina, no estado do Paraná, ganhou o título de Capital Nacional da Bala de Banana. A Lei nº 15.237 foi sancionada pelo presidente em exercício, Geraldo Alckmin, e publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (24/10).
Cidade histórica do litoral paranaense, Antonina é conhecida por seus atrativos naturais e os famosos eventos de rua que atraem milhares de turistas todos os anos, como o tradicional Carnaval e o Festival de Inverno promovido pela Universidade Federal do Paraná, sediado na cidade há 33 anos. No entanto, o que coloca o município em destaque desde a década de 70 é a sua famosa bala de banana.
HISTÓRIA FAMILIAR — Em 1979, uma família de Santa Catarina se mudou para o litoral do Paraná e fundou a Bala de Banana Antonina, produzida de forma artesanal. Com o passar dos anos, a possibilidade de expansão no mercado para este produto abriu espaço para novos empreendedores também criarem as suas próprias versões da bala. No início, a comercialização era predominantemente em bancas instaladas nas rodovias do estado, aumentando a popularidade do doce entre os motoristas e as famílias que viajavam pelas estradas.
FORTALECIMENTO DO COMÉRCIO – O sucesso do produto abriu novas perspectivas de comércio, gerando mais possibilidades de emprego e renda para a população local, além de fortalecer a agricultura familiar. Hoje, a produção de banana tornou-se a principal garantia de sustento para os produtores que fornecem a matéria-prima às fábricas em atividade. A produção média mensal das balas nas fábricas é de 15 mil toneladas, obtendo, inclusive, alcance internacional.
SELO DE INDICAÇÃO GEOGRÁFICA — Em 2020, a bala de banana havia conquistado o reconhecimento da Indicação Geográfica (IG) concedida pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). O selo foi o primeiro passo para o município se tornar referência do produto no Brasil, até o novo reconhecimento com a lei sancionada.





