Tempestade com ventos de até 100 km/h e granizo coloca Curitiba e outras cidades do Paraná em alerta

2 Min de leitura

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu neste sábado (12) um alerta de tempestade de grau de severidade “perigo” válido para Curitiba, Região Metropolitana e diversas áreas do Paraná. O aviso começou às 10h38 deste sábado e segue até as 10h de domingo (13).

De acordo com o boletim, há previsão de chuvas entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 a 100 milímetros por dia, além de ventos intensos que podem variar de 60 a 100 km/h e queda de granizo. O alerta destaca risco de cortes de energia elétrica, estragos em plantações, alagamentos, e queda de árvores em diferentes regiões do estado.

As áreas paranaenses sob alerta incluem o Centro-Sul, Sudoeste, Oeste, Norte Pioneiro, Noroeste, Norte Central, Centro-Ocidental, Centro-Oriental, Sudeste e a Região Metropolitana de Curitiba. O fenômeno também afeta partes de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Mato Grosso do Sul.

O Inmet orienta que, em caso de rajadas de vento, as pessoas evitem se abrigar sob árvores e não estacionem veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda. Também recomenda desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia durante as tempestades.

Mais informações podem ser obtidas junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

 

Compartilhe o artigo