Comentarista esportivo Fernando Gomes é preso em operação do MP que investiga desvios na saúde da Grande Curitiba

2 Min de leitura
Foto: Divulgação

O comentarista esportivo Fernando Gomes, conhecido por sua atuação na Rádio Transamérica, foi preso na manhã desta quinta-feira (9) durante uma operação do Ministério Público do Paraná (MP-PR) que investiga um esquema de desvio de recursos públicos na área da saúde de Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba. Gomes, identificado nos autos como Abrilino Fernandes Gomes, é apontado como sócio de uma das empresas suspeitas de envolvimento no esquema.

De acordo com o MP-PR, a investigação apura a atuação de uma organização criminosa responsável por desviar cerca de R$ 10 milhões dos cofres públicos do município. O grupo utilizava contratos direcionados para a prestação de serviços de testagem domiciliar e levantamentos estatísticos durante o período de pandemia, segundo os promotores. Os contratos eram firmados com empresas específicas mediante pagamento de propina a servidores públicos.

Além de Fernando Gomes, também foram presos o prefeito de Fazenda Rio Grande, Marco Marcondes (PSD), o secretário municipal da Fazenda e ex-secretário de Saúde, Francisco Roberto Barbosa, o auditor do Tribunal de Contas do Estado, Alberto Martins de Faria, e o empresário Samuel Antonio da Silva Nunes. Todos tiveram prisão preventiva decretada pelo Tribunal de Justiça do Paraná.

A operação, denominada Fake Care, é conduzida pela Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos (SubJur) e pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). Além das prisões, foram cumpridos mandados de busca e apreensão em endereços de Curitiba e Fazenda Rio Grande, incluindo residências, gabinetes da prefeitura e escritórios particulares.

Compartilhe o artigo