Governo Lula estuda tarifa zero no transporte público, confirma Fernando Haddad

2 Min de leitura
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, confirmou nesta terça-feira (7) que o governo federal está realizando um levantamento para avaliar a viabilidade de implementar a tarifa zero no transporte público em todo o país. A iniciativa, que prevê a gratuidade do serviço, está sendo conduzida a pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Durante entrevista ao programa Bom Dia, Ministro, produzido pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) em parceria com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Haddad explicou que o Ministério da Fazenda está elaborando uma “radiografia do setor”. O objetivo é reunir estudos e dados sobre o modelo de financiamento do transporte público, com base em pesquisas já realizadas e novas análises em andamento.

Segundo o ministro, a equipe econômica está recuperando levantamentos anteriores e atualizando informações para encontrar alternativas mais adequadas de custeio. “Estamos fazendo um mapeamento. Vamos perseverar nesse estudo para mostrar uma radiografia do setor e quais são as possibilidades de melhorar”, afirmou Haddad.

A proposta de tarifa zero tem sido apontada como uma medida de alto interesse social. Além de facilitar o acesso da população ao transporte urbano, a iniciativa também é vista como uma ação estratégica do governo para fortalecer pautas de impacto popular antes das eleições de 2026.

 

Compartilhe o artigo