Criança é trazida do Japão para Curitiba sem autorização e Justiça determina devolução à mãe

2 Min de leitura
Foto: Reprodução/JFPR

Uma criança de 7 anos, trazida do Japão ao Brasil sem autorização materna, foi devolvida à mãe após decisão da Justiça Federal do Paraná (JFPR). O caso envolveu um menino que vivia com o pai brasileiro e a mãe vietnamita na cidade japonesa de Ebina. Sem o consentimento da genitora, o pai trouxe o filho para o Brasil e o deixou sob os cuidados de familiares em Curitiba.

Na última sexta-feira (26), a 1ª Vara Federal de Curitiba determinou a restituição da criança à mãe, com base na Convenção da Haia sobre os Aspectos Civis da Subtração Internacional de Crianças. O processo foi iniciado em março deste ano, quando a União ingressou com uma ação de busca, apreensão e restituição.

De acordo com laudo pericial, não foram encontrados indícios de risco grave para o retorno do menino ao Japão. O relatório apontou que, apesar de estar bem cuidado pelos tios, a criança demonstrava forte ressentimento pela ausência da mãe, considerada sua principal cuidadora desde o nascimento.

Com a decisão judicial e os passaportes em mãos, mãe e filho devem retornar em breve ao Japão. Durante a entrega realizada na sede da JFPR, em Curitiba, a mãe agradeceu aos parentes brasileiros pelo cuidado prestado ao menino durante o período em que esteve no país.

 

Compartilhe o artigo