Tarcísio de Freitas descarta candidatura à Presidência e confirma reeleição em São Paulo

1 Min de leitura
Foto: Paulo Guereta/Governo do Estado de SP

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), reafirmou nesta segunda-feira (29) que não pretende disputar a Presidência da República em 2026. Segundo ele, o foco está na tentativa de reeleição ao governo paulista. A declaração ocorreu em Brasília, durante visita ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a primeira desde que o Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou a condenação do ex-mandatário por participação em atos golpistas.

A movimentação ocorre em meio a especulações sobre seu futuro político. Nos últimos meses, Tarcísio foi apontado por aliados como possível nome da direita para enfrentar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas próximas eleições nacionais. No entanto, segundo interlocutores, ele estaria insatisfeito com a pressão de lideranças do Centrão para assumir esse papel e desanimado com a falta de unidade entre partidos de oposição.

A aproximação com caciques como Valdemar Costa Neto (PL), Ciro Nogueira (PP) e Antonio Rueda (União Brasil) teria aumentado sua exposição a críticas e ataques, além de desgastar sua imagem em campanhas publicitárias do PT. Para conter esses efeitos, o governador reduziu sua participação em pautas de alcance nacional e passou a priorizar agendas locais

 

Compartilhe o artigo