Formado pela UFPR, Edson Fachin assume a presidência do STF nesta segunda-feira

2 Min de leitura
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O ministro Edson Fachin tomará posse como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) nesta segunda-feira (29). A solenidade está agendada para as 16h, na sede da Corte, em Brasília, marcando o início de seu mandato para o biênio 2025-2027.

Fachin é atualmente o vice-presidente do STF e sucede o ministro Luís Roberto Barroso no comando da Corte. No mesmo ato, Alexandre de Moraes será empossado como vice-presidente. A escolha segue a tradição da antiguidade entre os ministros: quem ainda não presidiu e é mais antigo assume a presidência.

Edson Fachin é natural de Rondinha (RS), nascido em 8 de fevereiro de 1958. Sua família mudou-se para Toledo, no Paraná, quando ele era criança. Ele formou-se em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), em 1980. Cursou mestrado e doutorado na PUC-SP, com pós-doutorado no Canadá, e foi professor titular de Direito Civil na UFPR antes de assumir a magistratura no STF.

Entre 1990 e 2006, Fachin exerceu o cargo de procurador do Estado do Paraná. Sua indicação ao STF ocorreu em abril de 2015, pela então presidenta Dilma Rousseff, para ocupar a vaga deixada pela aposentadoria de Joaquim Barbosa.

Em 2022, Fachin também presidiu o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por seis meses.

 

Compartilhe o artigo