O advogado e ex-vereador de Curitiba, Alexandre Leprevost, anunciou nesta sexta-feira (26) que será pré-candidato ao Senado Federal pelo União Brasil nas eleições de 2026. O movimento ocorre no mesmo partido em que Cristina Graeml também foi lançada como pré-candidata, abrindo espaço para uma disputa interna que deve esquentar a federação União Brasil–Progressistas.
Entre 2021 e 2024, Leprevost exerceu mandato na Câmara Municipal de Curitiba, com atuação voltada a temas ligados ao setor empresarial, ao turismo, à saúde — especialmente em projetos voltados às pessoas com diabetes — e à causa animal. Agora, pretende levar essas bandeiras para o debate em nível nacional.
Na coletiva, Leprevost justificou sua decisão afirmando que os atuais senadores do Paraná têm sido pouco representativos e combativos em Brasília. “A falta de atuação dos atuais senadores junto ao povo do Paraná e o fato de políticos radicais estarem se colocando na disputa para as duas vagas nas próximas eleições me fizeram apresentar o meu nome como uma opção de aspecto moderado”, declarou.
O pré-candidato também defendeu uma de suas principais bandeiras: o fim da reeleição. “As reeleições alimentam o sistema. Precisamos acabar com as reeleições e fazer com que os mandatos sejam de cinco anos, em todas as esferas políticas, desde o executivo ao legislativo”, afirmou.
Leprevost adiantou que pretende disputar espaço dentro do União Brasil na convenção de 2026 e ressaltou a necessidade de apoiar um nome que dê continuidade ao governo Ratinho Junior. “Assim como temos uma pacificação política no Paraná, com o trabalho do governador Ratinho, é preciso colaborar em busca dessa mesma pacificação no Brasil. Para isso, precisamos de nomes moderados, não extremistas”, completou.
A pré-candidatura de Alexandre Leprevost, anunciada no mesmo dia da filiação de Cristina Graeml ao União Brasil, mostra que o partido deverá administrar uma disputa interna antes mesmo de enfrentar os adversários de fora da federação.





