As declarações de Cristina Graeml durante coletiva de imprensa nesta sexta-feira (26), em Curitiba, continuam gerando repercussão política. Após anunciar sua filiação ao União Brasil e negar ter sido candidata “anti-sistema” nas eleições de 2024, a jornalista afirmou ainda que tem dialogado “com todos os lados, inclusive com representantes de centro-esquerda e da própria esquerda”.
A posição contrasta com o discurso adotado por Graeml no ano passado, quando atacava partidos alinhados ao governo Lula e se apresentava como alternativa ao “sistema”. Questionada, ela disse: “Eu nunca me apresentei como candidata anti-sistema. Quem fez isso foram vocês, no papel de jornalistas, cobrindo a campanha”.
Poucas horas depois da publicação do Portal XV Curitiba sobre o assunto, o advogado Jeffrey Chiquini reagiu em suas redes sociais. Em postagem no X (antigo Twitter), ele ironizou a nova postura da pré-candidata ao Senado pelo União Brasil:
“Mal chegou na Federação União/PP e já vestiu a farda do centrão. Cristina Graeml disse à imprensa que ‘nunca foi antissistema’ e que ‘tem conversado com todos os lados, inclusive com a esquerda e com a contraesquerda’. Doa a quem doer, jamais alguém de direita diria isso, nem sem querer”, escreveu.

A filiação de Graeml ao União Brasil marca sua terceira troca de legenda em apenas um ano. O partido, que já integrou a base do governo Lula e é considerado parte do Centrão, agora passa a abrigar a jornalista em sua preparação para a disputa eleitoral de 2026.





